8 de mar. de 2010

Origins - Franz Ferdinand




Salve! Cá estou eu novamente para mais uma postagem, a banda escolhida, como podem perceber, foi Franz Ferdinand. Resolvi começar com essa pois já tinha algum material pronto e ainda não me deram muitas sugestões de bandas, então por que não falar de uma das minhas favoritas?

A banda Escocesa, conhecida pelo sucesso de “take me out”, tem um estilo muito original, diga-se de passagem, “Único”. A forma como misturam musica e arte é sem dúvidas incrível! Bem, o que podíamos esperar de uma banda formada por verdadeiros artistas?

Acreditem, não é apenas “força de expressão”. Afinal, temos um baixista formado na Glasgow School of Art, um guitarrista que também é um excelente pianista clássico e um baterista, que apesar de não ter notáveis dons, pousava como modelo artístico.

Os músicos, Bob Hardy, Nick McCarthy, Paul Thomson, e Alex Kapranos, já tocavam em diversas bandas durante a década de 90, um detalhe, em bandas diferentes. Mas foi depois que o garçom Alex chamou seu colega Bob para compor que a banda foi tomando forma, aí eles convidaram Nick e mais tarde chegou a vez de chamar Paul, para finalizar. Estava pronta a formação, apesar de não ter as “posições” oficiais, já que todos tocavam de tudo e por isso trocavam de instrumento conforme desse vontade.

Agora que já se tem todos os integrantes, precisa-se de um local para ensaio. Parece simples, mas as vezes é um grande empecilho para bandas novas. De fato os primeiros ensaios do Franz foram na casa de McCarthy. Foi então que eles encontraram um galpão abandonado. Lugar perfeito para os ensaios! E porque não umas festinhas também?

É, criatividade é realmente o forte do Franz, e com uma cuspidela aqui, uma varridinha ali, talvez uma mão de tinta e “voilà”. Franz agora tinha seu próprio “laboratório”, para fazer suas experiências, e as testar, com uma festinha ou outra. O velho galpão acabou virando o “Chateau”, um local para quem gostava de boa musica e arte.




Take Me Out – Rumo ao Sucesso!

E não é que deu certo! Com um estúdio/palco baratinho, foi só uma questão de tempo para a banda decolar, e foi com o single “Take me out” que a banda recebeu atenção mundial. Depois disso foi só sucesso. A bandinha que tocava num barraco abandonado hoje faz turnês pelo mundo inteiro tocando para uma legião de fãs.



CASOS E ACASOS

Alex Kapranos: O vocalista e guitarrista já foi garçom, bartender, cozinheiro e até entregador de comida indiana. Como podem ver, é muito ligado a gastronomia, tendo escrito um livro com as aventuras gastronômicas de Franz, entitulado Sound Bites: Eating on Tour with Franz Ferdinand

Nicholas John McCarthy: Também conhecido como Nick McCarthief(car thief = ladrão de carros), apelido que ganhou devido a tara por invadir prédios comerciais para roubar bebidas e carros. Também chegou a brigar feio com Alex, por roubar sua garrafa de vodka. Nick entrou na banda para tocar bateria (ele não sabia tocar), aí quando descobriram ele trocou de lugar com Paul e ficou com a guitarra.

Robert Byron Hardy: Foi um dos mais importantes membros, pois junto com Alex começou a banda. Interessante história de como entrou para o mundo da musica, num belo dia de trabalho, Alex, seu colega, se ofereceu para ensinar-lhe baixo, ele respondeu “sou um artista e não musico” aí Alex disse que dava no mesmo, ele concordou e estava feito! Isso que é mente aberta.

Paul Robert Thomson: O baterista que já foi guitarrista e back vocal, também é DJ, coreógrafo e modelo de nu artístico. Inicialmente era pra ser guitarrista, mas aceitou gentilmente trocar de lugar com Nick, quando descobriram que o mesmo não sabia tocar bateria.

Que tal falar sobre o nome da banda? O nome não passa de uma homenagem a Franz Ferdinand, arquiduque austríaco cujo o assassinato foi a gota d’água para o início da primeira guerra mundial.




Do You Want To – Esse é o estilo “Franz Ferdinand”

14 comentários:

FabioZen disse...

Apesar de cutir rock classico,Franz Ferdinand me agrada,apesar de ser uma banda de playboy.

8 de março de 2010 às 18:03
Silvio disse...

Bem bacana a banda!

Eu gostei bastante, não conhecia mais curti o som. A história ficou muito bacana, não conhecia e nunca ouvi falar..

Abraços.

8 de março de 2010 às 18:09
Gabriel Pozzi disse...

AEEEEEE, FRANZ FERDINAND!!!
caraca, esses caras são demais!!
vou no show deles, mal posso aguardar de ansiedade!! muito bom o post, embora tenha me deixado mais nervoso ainda para o aguardado dia do show, ler isso tudo me fez ter vontade de ver os caras logo amanhã! :P
bom, na minha opinião o Franz é uma das bandas mais fortes do rock hoje em dia, e olha que estou tratando do meu estilo preferido, combinado com o indie rock, claro...
como diz no começo da musica Ulysses, eles querem simplesmente renovar o rock que está "entediante" ultimamente... e eles cumprem bem a missão ^^

bom, não tive a oportunidade de escrever de Franz Ferdinand no meu blog de musica ainda, mas quem sabe ao voltar do show eu não esteja inspirado o suficiente para tentar algo? ;]
abraços

http://songsweetsong.blogspot.com/

8 de março de 2010 às 22:03
BANDAS INDEPENDENTES disse...

não conhecia essa banda, voou procurar sabeer mais sobre ela, gosteei ..
parabeens pelo blog =D

www.buscandoreconhecimento.blogspot.com

9 de março de 2010 às 05:18
Admin Futebobeiras disse...

gostei da banda!
e do blog ;D

parabéns ae

9 de março de 2010 às 10:23
Adriano Villa disse...

bdia, sou mais um que não conhece a banda, na verdade, minha praia é a mais metal e mpb, mas curti a história em si, mas seria interessante vc falar de músicos nacionais também, tem muita gente por ai querendo aparecer na cena. abracos e me visite

9 de março de 2010 às 10:57
Lua- Eu Crio Moda disse...

nunca ouvi falar na banda e acho q eles nao fazem meu estilo

9 de março de 2010 às 11:03
Pablo disse...

Franz Ferdinand é uma das poucas bandas mais atuais que se sobressaem no cenário da música atual onde calças apertadas e coloridas fazem a cabeça de nossos jovens.

Bela postagem, contou várias curiosidades sobre os integrantes da banda e um resumo rápido da história da banda!

Parabéns!

http://toupeiracorreio.blogspot.com/

9 de março de 2010 às 11:10
Unknown disse...

Baita Post Cara.
Franz Ferdinand é fera pra caramba.


http://cafeholandes.blogspot.com

9 de março de 2010 às 11:48
Pobre esponja disse...

Muito boa essa banda. O clip dos caras são bons.
O cara roubar carro e tals, tara... quero ver se um negão com tara por bunda branca pegar ele na cadeia. Ele já foi preso por isso?
Ps: o primeiro vídeo não abre, parece que o YouTube tirou do ar.

abç
Pobre Esponja

9 de março de 2010 às 11:54
JuANiTo disse...

Interessante a história da banda.
Sou conheco Take me out!
Mais uma banda pra por na minha lista! Acho os o bastante original de verdadee e espero que a banda aqui de salvador [ Vivendo do Ócio ] abra o show deles em São Paulo!
Abraço!

9 de março de 2010 às 23:51
Daniel Silva disse...

belo bost e banda legal, apesar de eles serem um pouco supervalorizados, mas isso é uma opinião minha.

abraço!

10 de março de 2010 às 23:48
Wander Veroni Maia disse...

Olá!

Gosto mto dessa banda e adorei conhecer um pouco mais do Franz e suas curiosidades.

Abraço

11 de março de 2010 às 10:16
Stella Madalozzo disse...

Oi Fernando!!Meu nome é Stella e sou uma fã do blog de vcs e olhando hoje, vi q tu pediste idéias de bandas.Pois aí vai uma idéia.A banda inglesa The Heavy, q eu acho sensacional e acho q todos vão gostar.Esta banda é uma mistura de soul,rock,blues....tá aí uma dica!!!

25 de março de 2010 às 02:27