8 de mar de 2010

Os vencedores do Oscar 2010

A 82ª edição do Oscar fechou ontem, com mais 24 estatuetas distribuídas para vários concorrentes. James Cameron e Kathryn Bigelow travaram uma disputa diferente, levando em consideração que os dois eram concorrentes e também eram um ex-casal.

Kathryn levou a melhor, com seis estatuetas de nove indicações, ao filme Guerra ao Terror. Já Avatar, de James Cameron, que também tinha nove indicações, levou apenas três estatuetas. Entre caras-e-bocas, Cameron até mesmo fingiu 'estrangular' a ex-mulher, brincando, é o que a gente espera.

"Guerra ao Terror" ganhou nas categorias de melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e mixagem de som. Já "Avatar" levou as estatuetas das categorias técnicas como melhor direção de arte, fotografia e efeitos visuais.

O prêmio de melhor ator foi para Jeff Bridges, que já havia sido indicado outras quatro vezes, mas esta é a primeira que põe as mãos no mais cobiçado prêmio do cinema. Bridges venceu com o filme "Coração Louco", que conta a história de um cantor country bêbado e decadente.

Já como melhor atriz, a surpresa foi para Sandra Bullock, que já está meio veterana no Oscar. Com quase 20 anos de carreira, a atriz levou o prêmio pela sua participação no filme "Um sonho possível", algumas semanas antes a premiação, ela havia sido indicada como Pior Atriz, no Framboesa de Ouro, pelo seu papel no filme "Maluca Paixão".

Entre os coadjuvantes, nenhuma surpresa, quem venceu nestas categorias foi o austríaco Christoph Waltz, que fazia o vilão nazista, no filme "Bastardo Inglórios". E como atriz coadjuvante o papel de Mo'nique, em "Preciosa", foi essencial para ganhar esta estatueta.

Waltz garantiu a única estatueta para o filme de Quentin Tarantino, que estava indicado em oito categorias no total, só deu um pouco de azar, por concorrer quase sempre contra "Guerra ao Terror" e "Avatar". Mo'nique entrou para o hall das atrizes negras que levaram uma estatueta. Antes dela, apenas Hattie McDaniel, Whoopi Goldberg e Halle Berry haviam ganho algum prêmio.

A última surpresa da noite ficou por conta da categoria de Filme Estrangeiro. O preferido da noite era o filme "A Fita Branca", mas quem levou foi o argentino "O Segredo dos Seus Olhos", de Juan Jose Campanella. Entre outras categorias, ainda teve a vitória de "Up - Altas Aventuras", como melhor animação e melhor trilha sonora. "The Cove", como melhor documentário. "The Young Victoria" na categoria de melhor figurino. Melhor maquiagem ficou com "Star Trek". "The New Tenants" como melhor curta-metragem. "Music by Prudence", melhor documentário em curta-metragem. "Logorama", melhor animação em curta-metragem.

18 comentários:

Fabricio bezerra da guia disse...

Eu admiro a Kathryn Bigelow.quase 60 anos num corpinho de 20.e ela é bem inteligente e talentosa pra ganhar vários oscar num filme sobre guerra.Um assunto predominantemente masculino

8 de março de 2010 11:49
Leonardo Marques disse...

Foi muito merecido os prêmios de Guerra ao Terror. Quem defende Avatar é porque ainda não conferiu o longa de Kathryn Bigelow.
Dos pontos altos da apresentação não podem ser esquecidos: Steve Martin e Alec Baldwin satirisando Atividade Paranormal e Ben Stiller ventido de Na'vi.

8 de março de 2010 12:09
Tania Montandon disse...

O Oscar virou uma máfia mercenária, mercantilista capitalista e perdeu minha confiança em critérios de real qualidade ao invés de interesses mesquinhos.
beijo

8 de março de 2010 12:35
Clarissa Madalozzo disse...

Muito bom o texto, agora o Oscar foi uma mesquinharia, começaria com o erro de não premiar Preciosa, mas fiquei feliz de Avatar não levar melhor filme. Não posso deixar de citar o erro grave de não terem feito homenagem a atriz Farrah Fawcett, que faleceu no ano passado. Outra gafe, no meu ponto de vista, foi o prêmio de melhor atriz para sandra bullock, que não é uma grande atriz. E o filme argentino "O segredo dos seu olhos", é merecido, primeiro por causa de Campanella, que já havia sido indicado ao oscar por O filho da noiva (próxima critica que farei), além de um ótimo diretor ele é esperto em trabalhar com ricardo darín...enfim..o oscar só me surpreendeu na premiação de melhor atriz e filme, e continuo me decepcionando.

8 de março de 2010 14:24
Juliana Ribeiro disse...

Eu vi Avatar e achei que iria ganhar o Oscar pq o filme é sensacional, mas agora quero assistir esse Guerra ao Terror...já q ganhou de Avatar deve ser mto bom!

8 de março de 2010 14:34
Marlos - latinoamericano disse...

Aí, sem mentir o blog tá bem legal... Bem montado e interessante.
Sobre o post, é como o Zé Wilker disse ontem, Avatar já ganhou o prêmio de melhor bilheteria da história melhor prêmio que esse não tem. Deram o Oscar pro filme que acharam melhor e pronto, sem jabá. Pelo menos ao que parece...

Valeu eu parabéns pelo blog.

8 de março de 2010 14:49
vitorinha^^ disse...

rsrss.. eu doida pra tirar uma bem gostosa com meu gatao.. e ele assistindo ao Oscar!! aaaaaaaaaai.... acabei dormindo e nem vi nadaaa rsrs

8 de março de 2010 15:04
vitorinha^^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitorinha^^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitorinha^^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♫ Angélica ♥ Kawai ♪ disse...

Já assisti Avatar e me senti dentro de uma aula de história... Não foi tão empolgante quanto eu esperava - Alias, não esperava, perder por bilheteria de um filme que custou apenas 5 mil dolares não me parece que fosse uma boa história-
Quanto ao seu comentário ao meu blog:
Tecnicamente é a primeira critica que recebo.. então obrigada.
Como disse em um post sobre bullying no meu blog, o meu blog ainda está engatinhando, e a blogueira não bate muito bem da "cachuleta". Algumas coisas eu escrevo propositalmente errado, por ter talves uma veia cõmica irritante, como você disse. Outro motivo talvez seja o ligeiro fato de eu somar madrugada + coração + sono + teclado com defeito.
Talvez o meu defeito mais irritante seja eu usar meu "sentido coração" para definir a cara dos meus posts. Tudo que eu possuo em meus conhecimentos são o meu 2 grau e alguns cursos de Designer gráfico e Web. Isso seria uma desculpa? Não! Apenas tenho uma mania irritante de querer colocar tudo em pratos limpos. Deixar as coisas claras. Não estou lhe criticando por me criticar. Isso Nunca! Mais uma vez eu lhe agradeço pela sinceridade! E eu conheço sim as muitas histórias por de trás do dia 8 de Março. Dentre elas a história onde muitas mulheres morreram num incendio dentro de uma fabrica. Mas isso é algo que vai ser falado na maioria dos blogs. Eu gosto de falar de coisas boas, estimular as pessoas á alegria e lembrar que a vida é boa. Na hora em que eu postei o Post, cerca de umas 3:00 da manhã, eu estava focada em algo mais alegre e ludico da minha infãncia, com o filme de contos de fadas mais bonito que já tinha visto até então e que realmente me fez olhar as histórias por outro angulo. Para ser franca a ideia inicial não era essa, mas o "modo coração" foi se ativando e acabou por surgir o que você leu. No que depender de mim mesma, vou melhorar mais e mais mas sem perder o meu "sentido coração" pois acho que é algo que pelo bom ou pelo ruim, é algo que me dá personalidade. mais uma vez eu agradeço a sua critica e preocupação. eu gosto muito do seu blog e volta e meia eu apareço para ver as novidades.
Obrigada mais uma vez.

8 de março de 2010 15:14
Pobre esponja disse...

Todos os que estão lá são vencedores. Deveriam ter 3 vencedores e pronto. O Oscar é importante como uma forma de selo qualidade, mas não como pódium. Por isso não curto muito essas celebrações...

abç
Pobre Esponja

8 de março de 2010 16:09
Lord_Icerage disse...

Digam o que disserem, eu gostei do Oscar desse ano.
Achei bem merecido a todos que ganharam.
Avatar mereceu o que teve, e os outros também!

8 de março de 2010 16:47
kbritovb disse...

importante foi a Sandra Bullock vencer

8 de março de 2010 23:10
Daniel Silva disse...

nunca acreditei no oscar. como explicar o jim carrey não ter ganho por show de truman ou brilho eterno?

o avatar enganou todo mundo e foi um fracasso!

9 de março de 2010 12:31
30 e poucos anos. disse...

Sempre que um filme está super ultra mega cotado a academia vem com uma surpresinha ... Guerra ao terros com certeza tem os méritos mas Avatar merecia mais

10 de março de 2010 09:59
Guilherme Bayara disse...

Ainda acho que Avatar deveria ter ganho o prêmio de mlehor filme. Guerra ao terror é ótimo, mas acho que últimamente a sucesso tem influenciado na decisão dos principais prêmios. Seja para a vitória ou não.

10 de março de 2010 18:34
Fábio Flora disse...

Eu preferia "Avatar": o filmaço que vai além da nossa dimensão, do nosso mundinho mais ou menos (embora não deixe de falar de nossas mazelas). Seria ótimo ter visto o esforço épico de James Cameron para criar Pandora e os na'vi – uma jornada que durou mais de dez anos – ser reconhecido pela Academia. Não foi. Paciência. O jeito agora é esperar a próxima aventura do autointitulado Rei do Mundo. Abraços e sucesso com o blog!

11 de março de 2010 18:55