5 de fev. de 2010

Soap Opera Show - É hora de falar de novela!

Ok, é hora de assumir: eu assisto novela!

Sim me prendam, falem mal, me humilhem em praça pública. No Brasil dizer que se assiste novela é quase vergonhoso e, sinceramente, não entendo a causa, motivo, razão ou circunstância!

Isso está associado a pessoas de baixa renda, empregadas e mães que na volta do supermercado assistem a novela. Rótulos que muitas pessoas não querem assumir. Bobagem!

Mas voltando ao capítulo anterior...

Eu assisto e gosto. Fiquei um tempo sem ver, mas depois voltei, como não assistir a impagável Lilia Cabral atormentando a Helena sem graça da Taís Araújo? Ou então a atuação perfeita da Aline Morais. Não da! O mais incrível é a semelhança com a vida real que o Manoel Carlos – autor da novela - consegue trazer para as obras dele.

Tudo bem que ninguém acorda tarde como a Helena e sai do trabalho a hora que quer, e também ninguém tem cinco empregadas para arrumar a casa e sempre fazer bolos que nunca ninguém come no café da manhã. Me refiro aos dramas reais como a menina na cadeira de rodas enfrentando problemas de verdade. Ela não está ali porque merece, ou porque é ruim, ela simplesmente está: como na vida real!

Quem não lembra da Camila, também personagem das novelas do Maneco, que fez todo mundo chorar ao raspar a cabeça por ter um câncer? É essa proximidade que me refiro.

Uma vez li uma entrevista com o autor e ele dizia que muito de seus personagens surgiam de conversas que ele ouvia na rua. Então a Tereza, a Luciana, o Marcos e até a Helena andam por aí. Poderiam ser cada um de nós. Acho que essa é a mágica da novela. Por mais que você saiba que uma mulher de cabelos crespos não acorda com eles tão em ordem como os da Helena, você, que é casado com uma mulher de cabelos crespos, espera um dia ver sua amada tão linda como a Helena.

É onde a ficção enfeita a realidade e deixa ela como deveria ser! É assim desde que a Branca de Neve anulou o feitiço do mal com um beijo, pra que mudar?

Se a Luciana vai andar daqui alguns capítulos? Bom, não sei, mas espero que sim. Para dar uma pontinha de esperança para quem está passando por isso e se vê na personagem. Afinal a função da novela, na minha opinião, é deixar a realidade mais bonita.

Boa sorte a Luciana e até as cenas dos próximos capítulos.

16 comentários:

Dú Esperanco disse...

gostando ou não de novelas, uma coisa é certa, unânime:
elas mexem com o povo brasileiro, todo fim de novela é aquele suspense:quem matou lineu fui eu e etc.
além disso, o brasil exporta novelas pro mundo todo.
escrava isauraque o diga
abraço

5 de fevereiro de 2010 às 15:21
Neuro-Musical disse...

Ah
Eu também assisto novela e nem ligo para o que os outros falam ou vão falar. A Aline Morais está fazendo um papel incrivel, assim como a cobra da irmã dela, Isabel. A novela das oito sempre é boa reparou? E agora está acontecendo algo inédito: A atriz principal está perdendo espaço para a atriz coadjuvante!

http://cerebro-musical.blogspot.com

5 de fevereiro de 2010 às 15:30
Blog do Camelo disse...

Bobagem, hehe .. eu assisto novela desde q me entendo por gente ... de certa forma a gente aprende um pouco tbém, mas claro é só não se deixar levar pelas ilusões ... tem muita lavagem cerebral tbém ... se souber separar tá ótimo ... ^^

5 de fevereiro de 2010 às 16:06
Lina Savle disse...

hummm
pobre Luciana?
Não sei, n consigo me recordar de algum pop rich tetraplégico sem ser o cara que fazia superman...
Pq n colocaram as dificuldades de um ser mais real, como pessoa de baixa renda msm, nessa situação? Seria mais empolgante ver esse tipo de adaptação, inclusive pq daria ideias novas para os pobres paralisados para se virarem melhor... dentro de suas condições limitadíssimas..

sei lah..

Não consigo assistir novela - principalmente do Maneca - me irritam... rssrrs

Prefiro ouvir rádio...

gritosquenaodei.blogspot.com

5 de fevereiro de 2010 às 16:22
Clarissa Madalozzo disse...

Masssssss ahhhhhhhhhhhh...

e quem apareceu???

blazina! o blaze noveleiro...

adorooooooo!!!

5 de fevereiro de 2010 às 16:46
CAMILA de Araujo disse...

Não ando vendo nenhuma novela atualmente, quanto a viver a vida, e a todas as novelas do maneco, nao vejo a minima graça.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

5 de fevereiro de 2010 às 18:27
Gleise Erika Cavalli disse...

Nossa, sou viciada nas novelas do Maneco.
Adoro mesmo. Achei legal ele quebrar um paradigma nessa trama atual: uma Helena negra ..
Um homem mega criativo, imagine trabalhar com Spielberg ?! hehe

5 de fevereiro de 2010 às 20:08
Bruno Henrique disse...

Novela não faz diferença pra quem tem coisas mais importantes pra fazer, elas normalmente retratam a realidade não-vivida por mais de 90% da população. Novelas? acho exagero ficar ligado todo dia pra saber o que aconteçe no final.

abraço

http://passagemusical.blogspot.com/

5 de fevereiro de 2010 às 20:09
Aninha disse...

rede globo praticamente domina as novelas neh?
pq cá entre nós, ngm merece aquelas novelas mexicanas do sbt ou da record (se é que aquilo é novela).
Pra ser sincera, eu acho que a maioria dos brasileiros assistem novelas sim! E acompanham todos os dias mesmo. Apenas, muitos, não admitem isso.
Já me cansei dessas novelas... mas o que vc falou é verdade, há um certa semelhança com a vida real (:


Aninha
http://thementalmorfose.blogspot.com/

5 de fevereiro de 2010 às 20:58
Gutt e Ariane disse...

O problema de novela é o conceito que ela pretende passar. Só vejo gente que não trabalha e tem um puta padrão de vida!! Cadê a realidade do país? É sempre assim...

Sem contar as coisas induzidas... padrões de comportamento que as novelas acabam passando como naturais e que eu não vejo dessa forma!

E mais, sendo Global então, ai sim que é importante ficar com o pé atras... muita subjetividade, mensagem subliminar e conceitos furados! ¬¬

Prefiro ver a Discovery 24hs do que assistir novela! ¬¬

5 de fevereiro de 2010 às 22:23
Alcione Torres disse...

Não vejo todas as novelas. Aliás, só vejo a das nove mesmo. Acho que as novelas acabam por nos fazer refletir sobre coisas que acontecem no dia-a-dia e que nem sempre prestamos muita atenção.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com

5 de fevereiro de 2010 às 23:19
Sequelanet disse...

Querendo ou não, as novela são uma paixão do brasileiro. Eu particularmente não gosto, mas não vejo o por quê de discriminar quem assiste. Não passa de um programa de entretenimento como qualquer outro.
abs

6 de fevereiro de 2010 às 01:44
Uvirgilio disse...

As atuais novelas não me agradam, e essa última de Manoel Carlos está longe de ser Mulheres apaixonadas e laços de Família. Mas até que fim está acontecendo alguma coisa na novela. Assisto por que gosto da atuação de Matheus Solano, lilia Cabral, Alinne Moraes e Klara castanho, a menina dá um show.

8 de fevereiro de 2010 às 03:15
Unknown disse...

eu não assisto,
mas a novela perdeu o foco..
alias, as novelas de Maneco ja vem fikando sem graça a um tempinho...
sempre o Rio em suas prioridades..
qm disse q o BrASIL É SÓ O RIO de janeiro?

8 de fevereiro de 2010 às 12:23
Luiz Scalercio disse...

cara tem que ter saco pra ver novela.
e melhor ver o verdao ganhar
emmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.
um abraço.

11 de fevereiro de 2010 às 10:31
Anônimo disse...

Confesso que novela é a minha paixão, como diria DIMMY: ''ADOGO.''

11 de fevereiro de 2010 às 17:31