Cenozóica – Ilustres desconhecidos
A coluna desta semana irá apresentar dois compositores: John Williams e Nino Rota. Dificilmente você ouviu falar deles, mas com toda a certeza, você já ouviu algumas de suas composições.Vamos começar começar com o italiano Nino Rota.
Nascido em Milão no ano de 1911, Nino Rota foi estudante da Orefice e Pizzetti. Em Roma, acabou virando uma criança prodígio, famoso tanto como compositor, quanto maestro. A sua primeira obra, 'L'infanzia de San Giovanni Battista', foi realizada em Milão e Paris no ano de 1923 (Sim, ele tinha apenas 12 anos). Para se ter noção do feito, é como ele tivesse sido convocado para a seleção brasileira.
Nos anos 30, Nino Rota viveu nos Estados Unidos. Ganhou uma bolsa de estudo no Curtis Institute of Philadelphia, onde frequentou as aulas de composição de Rosario Scalero e as aulas de orquestra dadas por Fritz Reiner.
Regressou à Itália onde se licenciou em literatura na Universidade de Milão. Em 1937, iniciou a sua carreira docente que o levou à direção do conservatório de Bari, um título que manteve desde 1950 até a data do seu falecimento em 1979.
Mas, afinal, por que ele é famoso? Eis a resposta: Nino Rota ficou conhecido pela composição das músicas dos filmes de Federico Fellini, Luchino Visconti e Francis Ford Coppola. Entre elas o clássico tema de O Poderoso Chefão.
Saindo da Itália e chegando aos Estados Unidos. Senhoras e senhores, John Williams.
Amigo de Steven Spielberg, assina quase todas as trilhas de seus filmes, tais como Jurassic Park, Tubarão e A Lista de Schindler. Também é parceiro do cineasta George Lucas, sendo o autor das famosas trilhas das séries Star Wars e Indiana Jones. Outras trilhas famosas da autoria de Williams são as do filme Harry Potter e a trilha do filme Super-Homem estrelado por Christopher Reeve. Indicado nada menos que 45 vezes ao Oscar, foi vitorioso com Tubarão, E.T, Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança e A Lista de Schindler. Apenas Walt Disney concorreu a mais Oscars (59 vezes).
Além das composições no cinema, há o destaque para às composições dos temas de quatro jogos olímpicos e diversas séries de televisão. No ano 2000, foi indicado ao Hall da Fama de Hollywood.
16 comentários:
Eu não conhecia, o nome é familiar porque já ouvi várias vezes, mas nunca liguei o nome à pessoa.
2 de maio de 2010 às 21:08São inúmeros os ilustres que não conhecemos; alguns sabemos de nome mas não sabemos exatamente a história
Um belo texto...
2 de maio de 2010 às 21:10Cultural...
Valeu
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com
John Williams e Nino Rota são ilustres desconhecidos para as pessoas que não são fãs de cinema e para o brasileiro comum, que tem o gosto medíocre. Qualquer pessoa que preza pelo bom gosto musical, ou até mesmo pelo conhecimento, sabe (deveria) quem são os caras.
2 de maio de 2010 às 21:34Abraço
''Mas, afinal, por que ele é famoso? Eis a resposta: Nino Rota ficou conhecido pela composição das músicas dos filmes de Federico Fellini, Luchino Visconti e Francis Ford Coppola. Entre elas o clássico tema de O Poderoso Chefão.''
2 de maio de 2010 às 21:49DUVIDO que grandes fãs de O poderoso Chefão conheciam isto, eu mesmo não sabia.. Muitas vezes acabamos deixando os verdadeiros gênios de lado
Muito informativo.
2 de maio de 2010 às 22:57Realmente achei interessante. Adoro tudo que envolve trabalho com trilha sonora. Cara Gênio mew :)
John Williams é o cara!!!
3 de maio de 2010 às 10:18mto bom!
parabens!
bem cultural
3 de maio de 2010 às 10:23belo post
xD
http://vagalnerdkawai.blogspot.com/
Gostei muito da postagem.
3 de maio de 2010 às 10:35Como tds estão dizendo, é algo bem cultural.
Gostei do blog ;**
http://lagrimainterrompida.blogspot.com/
nunca se tem demais de cultura.
3 de maio de 2010 às 10:37O John Williams compositor é indiscutivelmente o maior compositor contemporâneo e um dos maiores da história da música ocidental. Falando de trilha sonora, as suas. talvez junto às de Hans Zimmer, são as que realmente chamam a atenção em um filme. Lembro que a primeira vez que assisti Jurassic Park, chorei quando o helicóptero está chegando à ilha e inicia o que é, para mim, a trilha mais linda melodicamente de qualquer filme já feito.
3 de maio de 2010 às 11:17O John Williams pessoa é incrivelmente jovial e simpático. Fui apresentado a ele pelo meu grande tutor Alexandre Jaques Eisenberg.
Chorei muito depois... Sozinho.
Belíssimo post, colega!
Bravo! Bravo!
... E acaba de ganhar um seguidor para o teu Blog.
3 de maio de 2010 às 11:17Abraço!
John Williams!
3 de maio de 2010 às 12:01O conheço desde cedo!O criador da eterna trilha de Star Wars!Amo esse cara!ueheuheuhe
Tenho os cds com a trilha sonora de toda a saga!
Muito bom!
É meio tenso essa caixinha de cometário :s
Abraço e que a força esteja com você.
Muito bom!
3 de maio de 2010 às 12:43belo post! :D
Não dei calote não tá? RUM
3 de maio de 2010 às 12:50Bem, primeira vez aqui e acho muito interessante a idéia de apresentar pessoas ilustres que muitas das vezes não conhcemos.
São tantas pessoas maravilhosas que é impossivel conhcermos a todos né?
Bela iniciativa.
Vou seguir o blog.
Outra coisa. o Desing tá muito bom.
Abraço.
Se quiser retribuir a visita.
http://fragmentosdaduda.blogspot.com/
realmente nunca tinha ouvido falar deles mais nossa muito legal^_^
3 de maio de 2010 às 13:18é sempre bom aprender um pouco mais^_^
xau
Anonimos que fazem sucesso e são muito competentes !!
4 de maio de 2010 às 16:22Postar um comentário