12 de abr. de 2010

Soap Opera Show - Quando nada der certo, recorra ao céu!

Atenção autores: quando as histórias começam a se repetir, arranje uma história de outro mundo!

A Soap Opera Show volta querendo falar de uma artimanha dos autores cada vez mais frequente: recorrer a uma história que envolva espíritos. Há pouco vimos a Serena reencarnar e sair da sua aldeia em direção a São Paulo à procura de seu amado Rafael, em Alma Gêmea. Pois bem, agora a Globo quer trazer a tona o universo paralelo mais uma vez com "Escrito nas Estrelas", a nova novela das 18h (que começa quase às 19h).

No novo folhetim Ricardo Aguillar, viúvo há dez anos, tem um filho chamado Daniel, que é sua paixão. O menino é muito parecido com o pai, porém, mais genioso. Um dia, ainda no primeiro capítulo, após uma briga, o menino morre. Ricardo, que é um geneticista muito famoso, descobre que o filho deixou seu sêmem congelado para uma futura experiência.

O par romântico da nova novela

Surge, então, a ideia do Dr. Aguillar em inseminar uma jovem e gerar nela um neto, algo improvável após o filho ter falecido. De seu lugar de descanso espiritual, Daniel ajuda o pai a encontrar a moça que será a mãe do bebê.

Ok, não quero fazer julgamento de um credo religioso, não estou aqui para isso! Mas fico com um questionamento: até que ponto arte e religião devem se cruzar?

Minha dúvida - na realidade - está justamente na maior divulgadora de novelas ser uma televisão completamente laica. A Globo se orgulha de dizer que age com imparcialidade ao falar de religião, apesar de todo o pastor - por exemplo - ser corrupto e alienado nas suas representações.

A Record, que de laica não tem absolutamente nada, e que teria motivos para reproduzir o seu credo, não o faz! E neste sentido merece um ponto! Mais uma vez quero afirmar que pouco me importa se a nova novela exalta ou denigre uma religião, o que me preocupa é a fusão de duas coisas que devem andar paralelas e não unidas.

Isto posto, vamos dar uma de Mister M e tentar entender o porque desta onda espiritualista nas novelas!

A resposta: puro marketing!

Querido leitor, vamos pensar... Temos um par romântico, temos um homem viúvo que só tem o filho, este homem perde a única coisa que lhe resta. Relação entre pai e filho estremecida não cola mais, par romântico até na Malhação tem, o que fazemos? Damos uma roupagem diferenciada e tudo se renova!

O pai ama o filho e não o vê, se culpa por sua morte, a amada está abandonada, mas pode ter um filho de sua paixão! Tchanam!!!!!

Ibope nas alturas!

Ou será apenas mero acaso o lançamento de uma novela espírita em um momento em que "Chico Xavier - O Filme", explode nos cinemas?

25 comentários:

Ronaldo disse...

nem gosto muito de novela..., mas o assunto foi até legalzinho para quem gosta
by: Avatar
_________________
http://baixesobretudo.blogspot.com/
Download de: Jogos de Pc, PSP, XBOX, PS2, Celular, Filmes, Músicas, Séries, Programas, Wallpapers, Livros, Revistas, Templates.
E ainda temos coisas online engraçadas, como Piadas, Tirinhas, Vídeos engraçados e muito mais!
entre já: http://baixesobretudo.blogspot.com

12 de abril de 2010 às 09:18
arash gitzcam disse...

É só pra dar enredo mesmo, estótria, render estória, mas n é ao mesmo tempo q Chico Xavier estoura, pois ele n está estournando, deve ser ruim demais inclusive rsrsrs.

12 de abril de 2010 às 09:41
Yaser Yusuf disse...

EU TB NÃO SIGO NOVELAS...
MAS TENHO UM COMENTARIO SOBRE SEU BLOG!
ACHEI MUITO INTERESSANTE A FORMA COMO DIVERSIFICOU SUA TEMPLATE!
PARABÉNS

12 de abril de 2010 às 10:11
Conrado Flecyo disse...

isso é só pra ganhar dinheiro já que a audiencia de alma gemea mesmo sendo reprise estava lá em cima eles tao querendo repetir a dose so q com um folhetin mais voltado para os tempos atuais e com elenco jovem

12 de abril de 2010 às 10:19
Felipe disse...

Realmente é isso que eles fazem.

12 de abril de 2010 às 10:25
Pérolas de GGA disse...

Realmente é puro marketing, uma vez que a Globo vem despencando na audiência, ela tenta repetir o sucesso de Alma Gêmea, o que eu acho impossível.

Eterna Magia tentou emplacar com o tema de "bruxaria" e acabou sendo uma das novelas com os piores índices de audiencias do horário.

É bom todos estar cientes de que muita coisa não mudará nessa nova produção global, pois vc terá a sensação de que já viu esse filme de novo!

12 de abril de 2010 às 10:39
Anônimo disse...

Aproveitando a onda do filme do Chico Xavier. E aliás, se for 2% do que foi A Viagem já merece ser vista...

12 de abril de 2010 às 11:04
Unknown disse...

Pois é , a religião vende um absurdo.

12 de abril de 2010 às 11:14
Macaco Pipi disse...

ESSA ONDA VALE A PENA
FILMES NACIONAIS

12 de abril de 2010 às 12:11
Anônimo disse...

Essa novela é clichê puro. Se bem que, atualmente, qual não é? A teledramaturgia está falida. Parabéns pelo blog.

12 de abril de 2010 às 12:19
Isabella Amaral disse...

Discutir o assunto religião é relamente muito difícil. Cada dia aparece uma nova.
Particularmente, cada um acredita no que quiser e a televisão força um pouco a barra para fazer a cabeça das pessoas. Mas....
Sinceramente, não acredito em nada que será abordado nesta nova novela. Rs.
Muito bom o blog. =p
Parabéns!

12 de abril de 2010 às 12:33
Fábio Bispo disse...

Cara é complicado olharmos o debate por esse viés, claro que todas estas manhas são puramente sensacionalistas, mas questionar o quesito artístico acho pretencioso demais. O mais importante deve estar em no telespectador, através do senso crítico, sendo assim já é um bom caminho

12 de abril de 2010 às 12:39
Hysteria Project disse...

Olha não curto espiritismo não...

Mas na atual situação quie as novelas se encontram, pior não ficaXD

12 de abril de 2010 às 12:47
May Galdino disse...

-Arrepiante!

(muito bom!)

12 de abril de 2010 às 12:50
Fernanda Maria disse...

Realmente a Globo já não sabe mais fazer boas novelas tirando essa das Nove que até ta legal mas o resto ta muiito chato,repetem uma mesma novel achata no vale a pena ver de novo e aidna por cima se repetem muito nas novelas e as vezes regravam outra novela...ta dificil viu nisso a Record ta melhor que a Globo com certeza mesmo a Bela a Feia ter sido mal feita é legal..melhor que as da globo ta...

12 de abril de 2010 às 13:40
Fulano de Tal disse...

Não gosto da globo nem vejo novela.

12 de abril de 2010 às 14:24
kbritovb disse...

acho legal colocar esses assuntos pra mais pessoas, assim desperta o interesse delas em estudar essas formas de religião e num obriga ninguem a acreditar também, não gosto, simples muda de canal

alma gemea e a viagem foram grandes sucessos =] e eu gostei mto delas, vo acompanhar essa tb

12 de abril de 2010 às 14:30
@evenunes_ disse...

Ahhh por isso que eu não assisto novelas....
sempre os mesmos assuntos. Ninguém merece!

http://amigoerro.blogspot.com

12 de abril de 2010 às 14:31
Barney Gumble disse...

Huummm Não tinha pensado na relação com o filme do Xavier. É um pouco teoria da conspiração, mas não duvido. Para mim é somente a cíclica dos temas. Falta total de criatividade. As novelas da globo são em fazendas, de época, urbana atual e com temática diferenciada (espíritos e assemelhados). Todas. Podem conferir. Acho até que a sequencia é a mesma. Abs.

12 de abril de 2010 às 14:38
Germano Beskow disse...

Acho que a novela e o filme Chico Xavier estão, digamos, de mãos dadas, pois quem gostar do filme vai assistir à novela, e quem gostar da novela vai ao cinema ver o filme.

Na minha opinião uma bela jogada de marketing da Globo.

12 de abril de 2010 às 14:49
Anônimo disse...

novela viagem.. pior tipo de novela..

http://analisefc.blogspot.com

12 de abril de 2010 às 15:57
Unknown disse...

Também pensei nessa conexão entre a novela e o filme.
A novela promete cruzar ciência religião e arte em um só folhetim, vamos aguardar para ver se decola ou se afoga, pq as novelas da globo andam meio out, viver a vida nunca decolou, a pior novela do manuel carlos, tempos modernos é uma porcaria comparada a Caras & Bocas.
Será ' Escrito nas estrelas' a salvação?

www.sintoonize.com

12 de abril de 2010 às 16:04
Thamyzinha Iwasaki disse...

bem cada um tem a sua propria opinião com relação ao assunto, tipo a rede globo ao meu ver apenas achou um tema tido na moda e quiz usar ele, bem a novela pelo tema parece ser boa, deve preder muito a atenção mais o assunto todo em questão não sei, tipo é algo delicado que cada um tem sua opinião propria.

lindo blog
ate a proxima postagem
xau

12 de abril de 2010 às 16:18
Anônimo disse...

Só uma coisa a dizer: cuidado com a Globo. Ela sempre manipulava esses assuntos esotéricos/espirituais.
Alma Gemêa, O Profeta, e Agora essa nova novela, também teve Eterna Magia que andou no meio ocultista, atualmente tem uma cartomante na novela das 8, que não é charlatã, dá golpes ou coisas já batidas. Isso pode ser bom, já que a Globo esta com a mente mais aberta, e ruim, mostrando várias coisas que a maiorias das pessoas não iriam entender ou aceitar.

12 de abril de 2010 às 16:48
Anônimo disse...

Novela é perda de tempo!
sai dessa vida! ;)

13 de abril de 2010 às 01:32