28 de abr. de 2010

Quidam: melancólico, onírico e grandioso


Quidam é uma ótima oportunidade para quem deseja assistir um excelente e mega espetáculo sem precisar viajar para fora do Brasil. Não significa que Porto Alegre não receba ou produza outros excelentes espetáculos. Mas não há nada que possamos comparar à força e relevância do Cirque do Soleil no mundo do entretenimento. Acho que isso nem é discutível. São números e bem exatos.

A montagem reúne todas as qualidades que fazem a fama do Cirque: aparato técnico de primeiro mundo, linda e festiva maquiagem, rico figurino, detalhado cenário e  intensa trilha sonora (executada ao vivo). Tudo é extremamente bem cuidado, pensado e ensaiado.

Criado em 1996, Quidam tem a assinatura  de um dos diretores artísticos mais recorrentes na história do Soleil: Franco Dragone. Que atualmente trabalhou com Britney Spears na turnê de Circus e no show da Celine Dion em Las Vegas. Dragone, junto de Guy Laliberté, é um dos responsáveis pela criação do "Novo Circo". Espetáculos muito teatrais com números costurados por dramaticidade e que se esquivam da presença de animais na arena.

Quidam parte da imaginação de uma menina, a Zoé, que está triste e solitária. Uma criança cansada de sua vida. Ela quer emoção e diversão, mas é ignorada por seus pais, que levitam alienados, desafiando a gravidade assim como seus parceiros de cena. O cenário escuro toma formas mais reluzentes quando a menina recebe a visita de um misterioso. É Quidam, o transeunte anônimo, um homem grande e sem cabeça, que chega com trovoadas e chuva, carregando um chapéu cheio de fantasia. Zoé é guiada para um universo fantástico. Um lugar fascinante e assustador ao mesmo tempo, assim como os sonhos e pesadelos.

Não é um enredo familiar? O tom melancólico e onírico. Uma jovem descobrindo o mundo estranho. A história remete às jornadas de personagens como Alice e Dorothy dos clássicos “Alice no País das Maravilhas” e “O Mágico de Oz”. Talvez essa é a característica que faz de Quidam o espetáculo mais teatral do Cirque. É certamente a que faz dele meu show predileto.

Além das inovações, do planejamento e de toda poesia, o Cirque ainda é (tcharan!) um circo! Uma enorme lona que abriga números com palhaços, acrobatas, equilibristas e malabaristas que deixam qualquer um de boca aberta. Destaque para a Aerial Contortion In Silk, onde a acrobata Oksana Pylypchuk realiza paradas impressionantes do alto, criando delicadas formas com o corpo e tomada por uma dramaticidade que cria um vínculo com o tecido vermelho. Nos emociona a cada movimento.



Outro número incrível conta com a flexibilidade de Olga Pikhienko, uma acrobata brilhante que está no elenco do Cirque desde 93, quando tinha apenas 13 anos e já havia conquistado o status de uma das mais importantes e premiadas ginastas do mundo. Por anos ela foi a grande estrela de Quidam e se ausentou do espetáculo em 2001 para protagonizar Varekay, a próxima montagem que a companhia canadense trará ao Brasil. Nessa época, Olga também participou do documentário Fire Within, outra produção do Soleil que ganhou o prêmio Emmy em 2003. Para nossa sorte ela retornou  ao espetáculo. Então é possível conferir toda sua mobilidade e maestria no contorcionismo sobre baliza. Eu mal pude acreditar que eu estava prestigiando uma artista como Olga.

Quidam é a excelência absoluta do Cirque du Soleil. Um espetáculo com profissionais de técnica impressionante, alto nível de perfeccionismo, uma qualidade de trama surrealista e personagens humanos e de fácil identificação. Não deixe de ir. Quando as luzes se acendem a sensação que se tem é que o sonho vale o ingresso.



Mais informações sobre a temporada aqui. Para ver mais fotos do espetáculo acesse o blog A Gente Tenta.

Fotos e texto de Xarão.
Jornalista, curioso e inquieto.

18 comentários:

Nathalia Pamela disse...

Els passaram aqui na minha cidade, Blog adoravel.

beijos!

28 de abril de 2010 às 10:06
Unknown disse...

ahh
qria pode vem
parece ser bem da hora
xD

http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

28 de abril de 2010 às 10:31
Bob Souza disse...

pohha doido pa assistir um espetaculo dessa magnitude, muito bom o blog.

28 de abril de 2010 às 10:32
Evelyne V. Nami disse...

Muito interessante , eu nunca tinha ouvido falar dessa companhia e fiquei muito interesada em ver!
Adorei esse blog e vou seguí-lo.

28 de abril de 2010 às 11:06
AnaCamila - DaqueeleJeito disse...

aiiii
adoraria ver o espetaculo, me deixou curiosa...
beijosss
otimo blog

www.daqueelejeito.blogspot.com

28 de abril de 2010 às 11:14
The Lorean disse...

Cara... nao morro sem ir num espetaculo do Cirque du Soleil... simplesmete magico..

28 de abril de 2010 às 11:15
Macaco Pipi disse...

MANO
ESSE É O FODA DE MORAR NO INTERIOR
PQP
DIFICULTA PRA ESSAS COISAS!

28 de abril de 2010 às 11:25
Anônimo disse...

HAHA EUU FUUI!! MT BOM!!

Abração!

28 de abril de 2010 às 11:44
Net Esportes disse...

ótima dica mas confesso que nunca tive vontade de ver espetáculos deste tipo, no mais foi uma excelente matéria que vc fez ... parabéns.

28 de abril de 2010 às 12:05
r. disse...

caraio mano, muito loco esses espetáculos (y)

desculpa a demora pra comentar, eu tava lendo o post

28 de abril de 2010 às 12:15
Thamyzinha Iwasaki disse...

nossa deve ser muito legal, adorarai ver^_^

xau

28 de abril de 2010 às 12:23
Fernando Amarante disse...

uouuu
um espetáculo!!
show de bola!!!

28 de abril de 2010 às 13:44
xx disse...

Cirque do Soleil, eu já vi.
É fantastico....

28 de abril de 2010 às 13:55
Thiago Batticelli disse...

Do Cirque só assisti ao Alegria e é realmente um mega espetaculo.. tava doido pra ver o Quidan mas não deu.. parabéns pelo post

28 de abril de 2010 às 13:59
Erich Pontoldio disse...

Cirque du soleil é o máximo...produção, qualidade, grandes artistas e glamour.

28 de abril de 2010 às 17:18
Unknown disse...

Cirque Du Soleil é assim... sem palavras! Este espetáculo parece magnífico... Ahhh se eu não morasse tão no interior... Parabéns pela opinião exposta no post e pelo conteúdo do blog!

28 de abril de 2010 às 17:47
Daniel Silva disse...

não curto muito esse tipo de circo. sei lá. muito produzido! acho chato. hehehe

abraço

28 de abril de 2010 às 18:01
Unknown disse...

Muito legal, esse post, eu nunca fui, espero ir um dia. :D

Olá , meu blog está vindo para o blogspot. E o wordpress está sendo apagado, espero que goste da mudança.
beijos :*

28 de abril de 2010 às 18:02