Quidam: melancólico, onírico e grandioso
A montagem reúne todas as qualidades que fazem a fama do Cirque: aparato técnico de primeiro mundo, linda e festiva maquiagem, rico figurino, detalhado cenário e intensa trilha sonora (executada ao vivo). Tudo é extremamente bem cuidado, pensado e ensaiado.
Criado em 1996, Quidam tem a assinatura de um dos diretores artísticos mais recorrentes na história do Soleil: Franco Dragone. Que atualmente trabalhou com Britney Spears na turnê de Circus e no show da Celine Dion em Las Vegas. Dragone, junto de Guy Laliberté, é um dos responsáveis pela criação do "Novo Circo". Espetáculos muito teatrais com números costurados por dramaticidade e que se esquivam da presença de animais na arena.
Não é um enredo familiar? O tom melancólico e onírico. Uma jovem descobrindo o mundo estranho. A história remete às jornadas de personagens como Alice e Dorothy dos clássicos “Alice no País das Maravilhas” e “O Mágico de Oz”. Talvez essa é a característica que faz de Quidam o espetáculo mais teatral do Cirque. É certamente a que faz dele meu show predileto.
Além das inovações, do planejamento e de toda poesia, o Cirque ainda é (tcharan!) um circo! Uma enorme lona que abriga números com palhaços, acrobatas, equilibristas e malabaristas que deixam qualquer um de boca aberta. Destaque para a Aerial Contortion In Silk, onde a acrobata Oksana Pylypchuk realiza paradas impressionantes do alto, criando delicadas formas com o corpo e tomada por uma dramaticidade que cria um vínculo com o tecido vermelho. Nos emociona a cada movimento.
Outro número incrível conta com a flexibilidade de Olga Pikhienko, uma acrobata brilhante que está no elenco do Cirque desde 93, quando tinha apenas 13 anos e já havia conquistado o status de uma das mais importantes e premiadas ginastas do mundo. Por anos ela foi a grande estrela de Quidam e se ausentou do espetáculo em 2001 para protagonizar Varekay, a próxima montagem que a companhia canadense trará ao Brasil. Nessa época, Olga também participou do documentário Fire Within, outra produção do Soleil que ganhou o prêmio Emmy em 2003. Para nossa sorte ela retornou ao espetáculo. Então é possível conferir toda sua mobilidade e maestria no contorcionismo sobre baliza. Eu mal pude acreditar que eu estava prestigiando uma artista como Olga.
Quidam é a excelência absoluta do Cirque du Soleil. Um espetáculo com profissionais de técnica impressionante, alto nível de perfeccionismo, uma qualidade de trama surrealista e personagens humanos e de fácil identificação. Não deixe de ir. Quando as luzes se acendem a sensação que se tem é que o sonho vale o ingresso.
Mais informações sobre a temporada aqui. Para ver mais fotos do espetáculo acesse o blog A Gente Tenta.
Fotos e texto de Xarão.
Jornalista, curioso e inquieto.
Jornalista, curioso e inquieto.
18 comentários:
Els passaram aqui na minha cidade, Blog adoravel.
28 de abril de 2010 às 10:06beijos!
ahh
28 de abril de 2010 às 10:31qria pode vem
parece ser bem da hora
xD
http://vagalnerdkawai.blogspot.com/
pohha doido pa assistir um espetaculo dessa magnitude, muito bom o blog.
28 de abril de 2010 às 10:32Muito interessante , eu nunca tinha ouvido falar dessa companhia e fiquei muito interesada em ver!
28 de abril de 2010 às 11:06Adorei esse blog e vou seguí-lo.
aiiii
28 de abril de 2010 às 11:14adoraria ver o espetaculo, me deixou curiosa...
beijosss
otimo blog
www.daqueelejeito.blogspot.com
Cara... nao morro sem ir num espetaculo do Cirque du Soleil... simplesmete magico..
28 de abril de 2010 às 11:15MANO
28 de abril de 2010 às 11:25ESSE É O FODA DE MORAR NO INTERIOR
PQP
DIFICULTA PRA ESSAS COISAS!
HAHA EUU FUUI!! MT BOM!!
28 de abril de 2010 às 11:44Abração!
ótima dica mas confesso que nunca tive vontade de ver espetáculos deste tipo, no mais foi uma excelente matéria que vc fez ... parabéns.
28 de abril de 2010 às 12:05caraio mano, muito loco esses espetáculos (y)
28 de abril de 2010 às 12:15desculpa a demora pra comentar, eu tava lendo o post
nossa deve ser muito legal, adorarai ver^_^
28 de abril de 2010 às 12:23xau
uouuu
28 de abril de 2010 às 13:44um espetáculo!!
show de bola!!!
Cirque do Soleil, eu já vi.
28 de abril de 2010 às 13:55É fantastico....
Do Cirque só assisti ao Alegria e é realmente um mega espetaculo.. tava doido pra ver o Quidan mas não deu.. parabéns pelo post
28 de abril de 2010 às 13:59Cirque du soleil é o máximo...produção, qualidade, grandes artistas e glamour.
28 de abril de 2010 às 17:18Cirque Du Soleil é assim... sem palavras! Este espetáculo parece magnífico... Ahhh se eu não morasse tão no interior... Parabéns pela opinião exposta no post e pelo conteúdo do blog!
28 de abril de 2010 às 17:47não curto muito esse tipo de circo. sei lá. muito produzido! acho chato. hehehe
28 de abril de 2010 às 18:01abraço
Muito legal, esse post, eu nunca fui, espero ir um dia. :D
28 de abril de 2010 às 18:02Olá , meu blog está vindo para o blogspot. E o wordpress está sendo apagado, espero que goste da mudança.
beijos :*
Postar um comentário