19 de abr. de 2010

Cenozóica - Top 10: Solos

Depois de o DeGaragem apresentar o melhor guitarrista dos últimos 30 anos e criar uma pequena polêmica, a Cenozóica esta semana apresenta uma lista com os melhores solos de guitarra de todos os tempos, e cria uma polêmica ainda maior.

10º – Stairway to Heaven (Led Zeppelin) – Uma composição, assim como outra desta lista, que acabou surgindo em partes. Aqui, o solo de Jimmy Page fica na 10ª posição, mais pela simplicidade (em comparação aos outros da lista), do que pela história.

9º - Johnny B. Goode (Chuck Berry) – Um dos melhores e mais famosos solos. Considerado pela Rolling Stones o melhor de todos os tempos, mas aqui, ele ocupa apenas o 9º lugar.

8º - Layla (Derek an the Dominos) – O solo dos lendários Duane Allman e Eric Clapton marca a música do amor não correspondido de Clapton, Pattie Boyd. Graças a ela o solo existe e está na lista.

7º - Sweet Child o' Mine (Guns N' Roses) – Outro solo famoso que certamente inspira os jovens aspirantes a astros do rock. Numa melodia simples, Slash dá um toque a mais na música com sua capacidade única em solos.

6º - Hotel California (Eagles) – Se a música é considerada uma das melhores de todos os tempos, a parte de solos de Don Felder and Joe Walsh não decepciona e marca a música do começo ao fim.

5º - Comfortably Numb (Pink Floyd) – A maior obra de David Guilmour e, se não fosse por Another Brick in The Wall, do Pink Floyd também. Um solo que, segundo David Guilmour, acabou surgindo graças a uma montagem de todas às tentativas anteriores de achar o solo ideal.

4º - Voodoo Child (Jimi Hendrix) – It's Hendrix time. Uma injustiça seria feita se o guitarrista ficasse de fora. Sua composição mistura o rock com o blues, sem falar nos efeitos utilizados e na variação de escalas.

3º - One (Metallica) – Talvez o solo com a maior presença de contraste. No início um solo leve e sem distorção, na metade, um solo com um arranjo mais distorcido e próximo à verdadeira face do Metallica, e para fechar um solo no melhor estilo heavy metal.

2º - Freebird (Lynard Skynard) – Se a maioria das pessoas pouco conhece o Lynard Skynard, saiba que o solo de Freebird ocupa a 2ª posição. Para realizar tal solo o guitarrista Gary Rossington usou uma garrafa de vidro para emular o som da guitarra de Duane Allman, seu herói.

1º - Eruption (Van Halen) – O solo cheio de efeitos de Eddie Van Halen é sem dúvida o melhor de todos os tempos. Há quem discorde, mas unir os efeitos que Eddie faz, aliados à sua técnica de arpejo, tornam este solo imbatível.







E então caro leitor, concorda ou discorda?

12 comentários:

Unknown disse...

Boa lista, parabéns!

19 de abril de 2010 às 11:02
Anônimo disse...

LEGAL..ESSE BLOG É BOM MESMO...
AE EU FAÇO UM SOM...
HTTP://WWW.MYSPACE.COM/RASFELIPPE

SE ROLAR ALGUMA DIVUGADA AI NO BLOG..E NOIZ..PAZZZ

19 de abril de 2010 às 11:37
Full Downloads disse...

Ohhhhhhwwwwww
Bela lista cara
Principalmente One showwwwww

19 de abril de 2010 às 11:39
Wellington disse...

Quando você falou de solo de rock é solo mesmo em? Sem bateria ou orquestra junto heheheh muito boa sua lista top top!!! Eu prefiro a número 3 porque eu cheguei a ouvir muito Metallica na adolescência! =D
Parabéns pelo blog! ^^
Visite o meu blog se possível! ^^
Grande abraço!=)


http://neowellblog.wordpress.com/

19 de abril de 2010 às 12:08
Mayara Cardoso disse...

adoreei a lista!!

http://andnobodyelse.blogspot.com

19 de abril de 2010 às 13:35
Mayara Cardoso disse...

ah, estou seguindo.

19 de abril de 2010 às 13:35
Unknown disse...

legal,
eu gosot do solo q tem de californicxation q nao está na lista,
mas o guitar. de red hot foi eleito o melhor q vc ate postou aqui outro dia.

www.sintoonize.com

Fã Page:
http://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/Sintoonize/112609932102663?ref=ts

19 de abril de 2010 às 17:02
Macaco Pipi disse...

só as maquinas!!

19 de abril de 2010 às 17:11
Ana Ferreira disse...

Não ouvi todos os solos, mas a grande maioria (principalmente em Guitar Hero)e posso dizer, a partir disto, que a colocação está boa e justa. Particularmente, naminha opinião, o mais empolgante é Sweet Child O'Mine :D
O blog é muito legal.
Abraços!

19 de abril de 2010 às 18:06
Rafael Braga disse...

Concordo, mas acrescentaria Scar Tissue do Red hot, John Frusciante é o cara...

o solo de sweet child o´mine acho perfeito pela sintonia com o baixo!!!

abraço!

by:http://www.cantinadoblog.blogspot.com/

19 de abril de 2010 às 18:07
Alexandre disse...

Fico com Hotel Califórnia. Mais melódico, masis harmônico.

Abraço!

http://criticodostempos.blogspot.com

19 de abril de 2010 às 22:22
Fernando Fidelix disse...

Van Hallen é o cara!
os nossos blogs tem algumas coisas em comum. confere lá http://melodiacritica.blogspot.com/

Já toh te seguindo.

20 de abril de 2010 às 11:37