18 de abr. de 2010

Rock Talk - Medeski, Martin & Wood

Por Paula Febbe

Qual trilha sonora acompanharia o sonho mais louco que você já teve?

Direções inesperadas? Trilha sonora de um sonho surreal? Qualquer definição seria pouco para o sólido talento dos músicos! O trio Medeski Martin & Wood pode ser considerado uma das mais gratas surpresas da música das duas últimas décadas. Com eles, nenhuma verdade musical é absoluta e nenhum estilo está sozinho. Paisagens sonoras transferem os pensamentos dos músicos a um palco que se torna tão singular em cada apresentação quanto os sons extraídos dos instrumentos pela grandiosa capacidade dos artistas.

Para conhecer um pouco mais sobre eles

Formado há 19 anos por John Medeski (“mestre do órgão Hammond”), Chris Wood (baixista que chegou a ser comparado a Charles Mingus!) e Billy Martin (bateria, percussão e pintura nas horas vagas), o grupo surpreende a cada apresentação e mostra nestes dois shows uma coletânea da carreira.

Egressos de formações novaiorquinas de vanguarda, os músicos têm como referência (só para citar alguns) os trabalhos de Thelonius Monk e John Coltrane (tanto que o primeiro nome extra-oficial da banda era Coltrane’s Wig) e são apontados por muitos como “o novo caminho do jazz”, por sua qualidade e experimentalismo.

Uma boa mostra disso é o elogiadíssimo "Shack-Man", gravado em uma cabana na selva da ilha de Maui, no Hawaii, que revela toda a competência da banda, atestada também nas gravações dos outros cds lançados e nas participações feitas com Iggy Pop, "Avenue B", com o “mago” John Scofield, "A Go-Go" e em vários flertes com a música eletrônica de Dj Logic. Tiveram também uma coletânea de seu período mais criativo lançada no Brasil pela Trama, “Last Chance To Dance Trance 1991-1996”. 

• John Medeski

Nascido Anthony John Medeski em Louisville, Kentucky, tem 39 anos. É chamado por Iggy Pop de “o mestre do Hammond”, imprimindo seu timbre vintage também no piano, órgão, clavinete, wurltizer, escaleta e sintetizador. Tem como influências os músicos: Larry Young, Miles Davis, Thelonious Monk, Bud Powell, Art Tatum, Weather Report, Art Ensemble, Stevie Wonder e John Coltrane.

• Martin

Nascido William Hugh Martin, Billy Martin tem 40 anos é baterista e percussionista com influência das músicas brasileira (chegou a ter um grupo de samba chamado “Batucada” e esteve por aqui fazendo shows por dois anos) e africana. Além de baterista, “illy B”, como gosta de assinar, é um pintor diletante, tendo feito várias ilustrações primitivistas para as capas e encartes dos CDs da banda. Suas grandes influências são: Frank Zappa, Kiss, Zeppelin, Aerosmith, Sly Stone, James Brown e Jimi Hendrix. E seus dois grandes heróis, Jacques Cousteau e Jonh Denver.

• Chris Wood:

Nascido Christopher Barry Wood, é o baixista da banda. Seu estilo chegou a ser comparado ao do mestre Charles Mingus, de quem é fã. Suas outras influências são Paul Chambers, Ray Brown, Jaco Pastorius, Marcus Miller e Jeff Jacobsen, além de Dave Holland, de quem foi aluno.

Se puder, assista a um dos shows deles que acontecerá em São Paulo nos dias 11,12 e 13 de maio. Não será tempo perdido.

1 comentários:

luciana disse...

rock talk me lembrou DC talk....será que tem algum co-relação? agora fiquei na duvida.

vou pesquisar mais sobre a banda.

19 de abril de 2010 às 20:18