8 de fev. de 2010

Soap Opera Show - Um enredo faz a diferença

Bom, dando continuidade a Soap Opera Show, hoje eu quero falar do enredo.

Nenhuma novela sobrevive sem um bom enredo. Isso mesmo, aquela história que faz você sair cedo da faculdade para assistir ao capítulo da morte da personagem X ou Y, ou então aquele que é tema para as conversas em todos os lugares.

Façamos a equação de uma novela de sucesso: junte uma mocinha, um galã garanhão, um par romântico e uma vilã genial. Pronto você tem uma novela que fascina o Brasil.

Concordo que já não se fazem mais novelas de sucesso absoluto. Até porque não há como comparar as épocas das produções. Mas veja esse exemplo: em 1972 “Selva de Pedra” atingiu 100 pontos de IBOPE em um dos capítulos. Isso quer dizer que todas as pessoas que tinham TV naquela época estavam assistindo a personagem de Regina Duarte ser desmascarada. Isso sim é que é sucesso!

Confere aí a cena...



Enfim, voltando ao capítulo anterior…

Atualmente o perfil das personagens mudaram muito, até porque a sociedade mudou muito. Hoje ninguém mais acredita que uma mulher sofra tanto sem revidar, ou que revide apenas nos minutos finais da novela. Não é real!

Pensando nisso - e garantindo o seu sustento - os autores estão inovando cada vez mais. Os vilões não ficam mais satisfeitos em apenas roubar o amor da mocinha da novela, agora eles torturam psicologicamente, matam de verdade e são graduados em maldades! Isso da graça ao enredo!

A vilã mor da TV era Maria de Fátima Accioli, personagem de Glória Pires em “Vale Tudo” (1988). Sabe qual foi a principal maldade dela? Vender a casa da mãe e deixá-la na miséria. Ela não é um doce de menina perto da diabólica Flora de “A Favorita”?

Mudanças no público, adaptações a parte, queda na audiência das novelas... O que importa quando os geniais autores conseguem fazer com que personagens encantem o país, mesmo sendo o diabo encarnado, e coloquem o Brasil para cantar, “Que Beijinho Doce...”, por exemplo?

Isso é um enredo bom, com personagens brilhantes e atores geniais!

Pra terminar, vamos relembrar o sucesso da inesquecível Flora...



Ah, esqueci de falar de mim, segue aí um perfil meu: Edimar significa rico e famoso. Isso eu ainda não sou. Edima Blazina, ou ED, é estudante de jornalismo que tem algo entre 15 e 30 anos. Suas metas? Estão sendo traçadas. Objetivos? Que importa, a vida é tão efêmera. De tudo o que sobra de importante, prefere seguir cantando o que diz Silvio Santos: do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar! Twitter: @edblazina

14 comentários:

Anônimo disse...

Realmente não se fazem mais novelas como antigamente. Me lembro quando assistia "Xica da Silva", e pra mim foi uma das melhores novelas que já teve, sem produção global.

8 de fevereiro de 2010 às 12:38
Anônimo disse...

Realmente não se fazem mais novelas como antigamente. Me lembro quando assistia "Xica da Silva", e pra mim foi uma das melhores novelas que já teve, sem produção global.

8 de fevereiro de 2010 às 12:38
Lolita disse...

Realmente, hoje em dia, tornou-se difícil um bom drama. Mas, as pessoas continuam aprecianso certos papeis e colocando a boca no trombone para os personagens (inclusive confundindo os atores com os mesmos). Eu AMEI esse blog, afilia-se?

8 de fevereiro de 2010 às 15:01
Jéssica L.A. disse...

realmente...hoje em dia as novelas nap saum masi as mesma...
faz tempo que naum assisto novela entaum naum tenho ,to oq dizer das novelas atuais...

nussa mto bom o blog Parabens!!!
sucesso

8 de fevereiro de 2010 às 23:18
ibere disse...

Algumas novelas hoje em dia sao bem fracas, talvez pela qualidade dos atores, ou uma multidao de escritores, como malhação que virou porta de entrada pra escritores e atores... veja o caso de tempos modernos, falta um enredo sim, como voce salientou ser importante, ha atores deslocados e personagens mal feitos. ja alma gemea qeu esta em exibição atualmente é a melhor novela, pois o autor vem treinando essa historia ha anos, e usa da inteligencia e elemntos clasicos pra fazer fucnionar: boa trama,a novela corre solta, os ucleos paralelos resolvem seus dramas em no maximo uma semana e meia, ha mistura de humor, romance e ação !

há a receita e a mão do cozinheiro pra se fazer um bom prato !!!
parabens pelo blog
Ibere
se quiser estou começando a publicar a partir de amanha uma novelinha no meu blog que estou escrevendo... ficaria feliz em receber tua visita
Ibere

8 de fevereiro de 2010 às 23:28
Gleise Erika Cavalli disse...

Lembro dessa novela, aliás, lembro da minha mãe falar.
Creio que a novela atingiu 100 pontos na audiência pq eram poucas as opções de programação da época, mas é interessante isso, todas as pessoas da época que tinham tv estavam assintindo Regina Duarte, poderosa ela. hehe
Porém, comparando 'A Farorita' com Selva de Pedra, eu posso me convençer de que as novelas de antigamente eram bem melhores ..

http://gleerika.blogspot.com

8 de fevereiro de 2010 às 23:32
Henry Barros disse...

Nunca curti televisão, ainda mais novelas =P num tenho muito uma opnião a tecer..
Entra no meu blog =D
http://blognerdman.blogspot.com/

8 de fevereiro de 2010 às 23:51
Sequelanet disse...

Não sou muito noveleiro, mas sei que a Flora foi a melhor vilã da TV. Ela até ganhou uma enquente de "qual a melhor vilã de novela".

8 de fevereiro de 2010 às 23:57
Anônimo disse...

ÓTIMO POST E ÓTIMOS CONTEÚDOS...

9 de fevereiro de 2010 às 00:49
Lua- Eu Crio Moda disse...

por isso q os seriados americanos fazem sucesso,nem todos sao bons,nem todos sao totalmente maus tirando algumas exceçoes

9 de fevereiro de 2010 às 10:43
Leonardo Marques disse...

100 pontos?!? Como Assim?!?
As novelas de hoje em dia ja viraram um festival de cliches.
As do Manoel Carlos são totalmente previsiveis. Chaaaato.

9 de fevereiro de 2010 às 14:53
Pedro Prado disse...

Novela hoje é so pra dar audiencia pras emissoras!
Antigamente era pra divertir e passar o tempo!!
=)

9 de fevereiro de 2010 às 14:55
Unknown disse...

Olá sou novelerei, cinéfalo e claro comprador de cds de trilhas sonoras.
Um imagem não é nada sem um boa música ou um efeito musical.
Abraços e belo trabalho

9 de fevereiro de 2010 às 16:21
Yaser Yusuf disse...

CARA EU NÃO ASSITO NOVELAS...FICA DIFICIL COMENTAR!!

9 de fevereiro de 2010 às 16:51