30 de nov. de 2009

As 10 melhores músicas da década, pelo público

Mais duas listas praticamente antagônicas saíram. A rádio XFM, de Londres, nem esperou a década acabar, ignorando totalmente 2010, e fez uma pesquisa com o público para saber quais são as 100 melhores músicas da década, no dia 25 de novembro a revista NME divulgou a mesma lista, só que feita pela crítica especializada.

Vamos uma por uma, com apenas as comparações e o top 10 de cada lista.

Começando com a XFM. Quem encabeça a lista é a banda de Brandon Flowers, com Mr. Brightside. O single, de 2004, do The Killers foi o mais votado pelo público, ganhando com mais de 60% dos votos. A letra conta a história de um amor não correspondido, escrito pelo vocalista Brandon Flowers e pelo guitarrista Dave Keuning.





O segundo lugar da lista ficou com Arctic Monkeys e a música I Bet That You Look Good on the Dancefloor, não é o primeiro single da banda, mas é um daqueles que virou a atenção internacional das mídias especializadas e do público para eles, em 2006. A música saiu do debut álbum chamado Whatever People Say I am, That's What I'm Not, que ficou em quarto lugar na lista dos 50 melhores álbuns da década, eleitos pela crítica.





O maior hit dos irmãos Followill fica com o terceiro lugar da lista da XFM. Kings of Leon com Sex On Fire, fecha o pódio da lista da rádio britânica. O hit foi retirado do quarto álbum da banda Only By The Night, de 2008.





O quarto lugar da lista ficou com Muse e Knights of Cydonia, a única música com sons de galope de cavalos. Essa música fecha o álbum Black Hole and Revelations, de 2006, do trio de Teignmouth.





A quinta música mais votada foi da banda Elbow, a música que ficou mais tempo nos charts de top 100 entre todas os singles da banda. One Day Like This foi a segunda faixa a ser liberada do premiado álbum The Seldon Seen Kid.





A primeira faixa do White Stripes que fez sucesso, com um riff que aparecia em qualquer roda de violão, em qualquer lugar, há qualquer momento, em 2003. A música Seven Nation Army, com seu clipe psicodélico e a batida viciante fica em sexto lugar. É o primeiro single da dupla de Detroit lançado junto com o sucesso do álbum Elephant.





Ian Brown pegou o sétimo lugar na lista com F.E.A.R, o primeiro single do músico formado em Stone Roses. A música é do terceiro álbum dele chamado Music Of The Spheres, cada linha forma o acrônimo F.E.A.R, o que é bastante impressionante.





A banda que teve seu disco eleito, pela crítica especializada, como melhor da primeira década do século XXI, também entrou no hall das melhores músicas escolhidas pelo público. The Strokes com Last Nite assume a oitava colocação. Considerada a salvadora do rock pela crítica, a banda estourou em 2001, com este single, tirado do debut EP The Modern Age.





O nono lugar ficou por conta da banda de Brandon Flowers, novamente. The Killers assumiu essa posição com a música Somebody Told Me, o primeiro single a ser lançado pela banda em 2004. Brandon Flowers comenta que está música tem "muito de energia sexual".





Quem fecha a lista de top10 melhores músicas da década, eleitas pelo público da rádio britânica XFM, é MGMT com a música Kids. A banda, que antigamente se chamava The Management, é formada por Ben Goldwasser and Andrew VanWyngarden. A faixa Kids girou o mundo desde 2005, até ser regravada dois anos depois do álbum Oracular Spectacular





Coisas para não ignorar: crítica e público não se entendem.

A música Last Nite ficou em oitavo lugar nas 100 maiores músicas da década, pela XFM, poucos dias depois de Is This It do The Strokes ter sido eleito pela crítica especializada como melhor álbum da primeira década do século. Em contrapartida, The Killers não emplacou nenhum álbum na lista do semanário inglês. E mais, nenhuma música da banda de Las Vegas entrou no top 20 da mesma lista feita pela NME.

Continuando o problema entre crítica e público, enquanto a crítica especializada colocou a música Klaxons, da Golden Skans, como sétima melhor música da década, o público a deixou em centésimo lugar na lista. Mas qual realmente interessa mais as bandas? A crítica ou o público? Eu ficaria com o público.

Não esqueçam da promoção das listas, faça sua lista e concorra.

15 comentários:

Unknown disse...

the killers merece mto tá na lista :)

muse sem comentários..são fodas e foram regravados pela pitty em 2006 se não me engano em um video tipo making of..

the strokes tbm mto foda, mas axo que não sou muito fã desses caras..

as outras bandas eu já não posso falar nada..mas vou ouvir aki pq não conheço elas..então é isso..ainda axo teu blog mto bom mano..mas sei la axo que o header não agrada mto..enfim..

tamo junto!

1 de dezembro de 2009 às 17:48
Unknown disse...

the killers e strokes mto fodas..mas sei la..hj a mulecada não curte e alguns nem conhecem..
pena..

merecem mto estarem na lista..

mas porra..muse podia ter 2 lugares que nem os killers tbm :)
foram ate regravados pela pitty em 2004 ou 2006 não lembro bem..
as outras vou passar a conhecer por meio desses videos..

mas é isso..
seu blog continua bom..
mas pelo amor de Deus muda esse header..kkkkkkk..
há milenios eu falo isso e tu num me ouve..huashuashuas!

abraçoo!

1 de dezembro de 2009 às 17:52
Nina disse...

gostei muito do blog aqui e a lista ficou ótima. eu só colocaria algumas do radiohead a mais, mas selecionar 10 musicas é pouco, pela quantidade de musicas boas que essas bandas tem :)

2 de dezembro de 2009 às 10:49
Blog do Camelo disse...

Algumas pessoas nem conhecem algumas dessas musicas, num acho bacana colocar uma lista de AS MELHORES DA DECADA...acho que a cada ano seria melhor hehe ... ainda mais aqui no Brasil .. ^^

2 de dezembro de 2009 às 11:43
Anônimo disse...

Lista super perfeita, parabéns aê pela lista seu blog é um fenômeno na música, super democrático aqui nós temos espaço para comentar e fazer o blog com vocês.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

2 de dezembro de 2009 às 15:56
Mario disse...

Resumindo não rolo musica boa nessa decada

vou aposentar minha guitarra

3 de dezembro de 2009 às 01:29
Anônimo disse...

mgmt sensacional !

the white stripes é referencia mundial também... bem colocado sobre o riffzinho ... eh hit absoluto em qualquer lugar

the killers eh bacana também... mr brighside é d+ ! somebody told me também nao deixa a desejar...

mas existem outras entre essas...
as outras eu nao curti muito nao...
mas gosto é igual cu =)

3 de dezembro de 2009 às 02:27
Thiago Dantas disse...

A lista ficou boa, apesar de sentir falta de nomes como o Radiohead.

Eu também mudaria a ordem de algumas músicas, mas é sempre assim com essas listas de "melhores", nunca agradará todos. Nunca serão 100% imparciais.

3 de dezembro de 2009 às 02:31
Guilherme disse...

Concordo com o Mario, se for isso não rolou música boa nessa década.

3 de dezembro de 2009 às 08:31
Anônimo disse...

Lista horrível, isso ta longe de ser o melhor. No One Knows do Qotsa chuta bundas de qualquer bandinha ai. Só um exemplo.

3 de dezembro de 2009 às 09:55
JAPONELVIS disse...

Nossa, me senti muito tiozão lendo essas listas.... Pq não conheço quase nenhuma dessas bandas e as que eu conheço acho bem meia boca...

Listinha bem jururu.

3 de dezembro de 2009 às 10:10
Lemon Blog disse...

Eu ficaria com a crítica, já que o público só gosta de porcaria, não só no Brasil, mas no mundo todo.

3 de dezembro de 2009 às 10:48
Unknown disse...

Muse e Kings of Leon fizeram valer a lista :)

3 de dezembro de 2009 às 13:28
Anônimo disse...

Só num gostei de uns 3 , Mas o resto é perfeito , Musicas qe a gente ouve e nunca cansa. Tem gente que reclamou da lista, particularmente eu amei, e penso que certos tipos de pessoas merecem musicas ao seu baixo nivel.

3 de dezembro de 2009 às 15:01
Darth Vader disse...

Eu sou seu pai

4 de dezembro de 2009 às 12:10