21 de out. de 2009

“Te Creís La Más Linda” abre a Mostra Cine em Construción



Galera, o DeGaragem está cobrindo o festival de Cinema De Porto Alegre, o CineEsquemaNovo.

Quem tiver interesse em ler ou assistir os filmes da Mostra, é só acessar o site do Festival clicando Aqui.



A abertura da Mostra Cine en Construción dentro do CEN 2009 teve o conturbado filme chileno “Te Creís La Más Linda”, do diretor José Sandoval, exibido neste domingo (18) no Cine Santander Cultural. O público presente pôde conhecer a vida dos quatro jovens afogados na curiosidade (e na carência) do amor. Um dos jovens em especial é destaque no filme, pela sua complexidade e atrevimento.

Na tela, Javier é um jovem que se dedica a uma busca desenfreada por sexo, mas durante esse processo os dilemas entre ele e o amigo grafiteiro Nicolas, que namora a charmosa Fran, são expostos. O triângulo amoroso entre eles traz à tona o difícil ato de se relacionar e a dificuldade de Javier em aceitar a vida amorosa do seu melhor amigo. Seria essa a desculpa das atitudes desesperadas e imorais que levam Javier às mais extremas bizarrices.

Neste contexto, entra em cena a misteriosa Valentina, vizinha de Nicolas, que desperta os sentidos e devaneios de Javier. Depois de convencê-la numa envolvente conversa a ficar duas semanas com ele, esta tentativa de se apaixonar dá início a um jogo psicológico que sacode a baixa auto-estima do jovem.


O filme procura revelar a insensibilidade e imaturidade de uma juventude que busca simplesmente se relacionar com “qualquer um”. E, claro, mostra o cenário da vida suburbana, onde a bebida e as drogas se misturam para suprir carências.


Em uma das cenas, é possível entender a dor do personagem Javier: quando ele encontra uma prostituta mais velha, que se nega a fazer sexo com ele, mas que lhe dá atenção e carinho de forma maternal. O filme tem sua maior ação nos diálogos provocantes, que vão do engraçado ao ridículo.


Para o professor de letras Luis Pedro, presente na platéia, a naturalidade da atuação dos atores ganhou destaque. “O filme mostra uma juventude que não tem objetivo. Algumas cenas davam a sensação de estarmos vendo a vida real mesmo, ao vivo e em cores”. Já a professora de letras aposentada e cinéfila assumida, Aida Ferrás criticou a pobreza de vocabulário e o estilo de vida dos personagens: “A falta de amor e solidão dos jovens fica muito clara no filme, mas acima de tudo ficam evidente os tempos de incomunicabilidade em que eles vivem e o papel das drogas neste contexto”.

4 comentários:

Alice Daniel disse...

O roteiro parece-me bem interessante. Para saber se o vocabulário é pobre ou se os atores são bons ou ruins só assistiando ao filme.

21 de outubro de 2009 às 14:04
Gizelli Sousa disse...

Estou um pouco longe de Porto Alegre no momento, mas o filme me parece bem interessante. Ele estará em outros circuitos pelo país?

21 de outubro de 2009 às 14:05
Atrevido disse...

Infelizmente não posso ir. Sucesso com o blog.

21 de outubro de 2009 às 14:26
Unknown disse...

Roteiro bom bagaraio!

Uacht!

http://dadonanet.blogspot.com

21 de outubro de 2009 às 14:35