16 de set de 2009

De fã para fã, a inovação

Em março desse ano, aconteceu o show do Radiohead aqui no Brasil, um dos melhores que o país já recebeu, mas o que importa não é isso. É o que aconteceu depois disso.

Um cara, avulso, um fã, no meio de toda aquela platéia, notou que existia um monte de camêras e celulares filmando o show, num momento crucial da apresentação ele teve a magnifíca idéia de usar várias filmagens e reproduzir a música Rain Down, por várias lentes diferentes.

Entrou em contato com aquela multidão de pessoas que empunhavam os aparelhos filmadores e notou que podia reproduzir o show na íntegra, usando as imagens dos celulares e o áudio da própria mesa de som que menos de um mês depois vazou.

Cinco meses de trabalho depois, muita colagem e muita montagem e o projeto ta pronto. Andrew Guedis, de 22 anos, terminou toda a remontagem do show e o chamou de Rain Down - Multicamera, quem quiser baixar, pode ir pelo site oficial do DVD amador que tem 26 músicas do show de São Paulo e mais 6 extras de apresentações em outros estados.

Vocês entendem a inovação, a perspicácia, a sacada do negócio? Uma regravação de qualidade só com materiais que caíram em domínio público. Um show registrado pela lente dos fãs. Por várias visões. Sério mesmo, tudo mudou depois disso.

Abaixo vocês podem conferir o DVD quase na íntegra

Radiohead - Rain Down Fan Project - Multicamera - Rio de Janeiro - 03/30/2009 - Brasil from Andrews Ferreira Guedis on Vimeo.

10 comentários:

Clarissa Madalozzo disse...

Pela primeira vez, os protagonistas são os fãs.

Adorei a idéia do cara, podiam fazer isso com filmes também...sei lá, tem louco pra tudo!

16 de setembro de 2009 17:21
iti disse...

show de bola..
http://www.maquinazero.com.br/

16 de setembro de 2009 18:11
Gutt e Ariane disse...

E não é que ficou muito bom!?! Pô, o cara manja, e teve uma sacada genial!! Um trabalho infernal isso deve ter dado! rsrs

16 de setembro de 2009 18:14
Magridt Londrina/Brazil disse...

Uau! gostei, será q vai virar tendência? Já vi rolando algumas idéias assim por aí. Lembrei de um filme, "CLOVERFIELD - MONSTRO" , que traz essa proposta da filmadora amador.
abraço!

16 de setembro de 2009 18:21
Keisy Oliveira C. disse...

Que legaaal! adoroo Radiohead!

16 de setembro de 2009 19:31
Wander Veroni disse...

Olha só: que coisa boa, hein! Parabéns para ao Andrew Guedis que teve essa brilhante ideia. Impressionante o poder das novas mídias. Excelente post!

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

16 de setembro de 2009 21:50
David Aragon disse...

Olá, muito obg pela visita e pelo comentário.

Sobre a questão dos downloads, eu acho que compartilhar conhecimento em qualquer parte nunca deveria ser considerado um crime.

Mas é como diz a enorme sabedoria do povo em seus provérbios, opinião é que nem cu, cada qual com o seu!

17 de setembro de 2009 00:40
Tadeu disse...

boa ideia, ficou bem bacana

17 de setembro de 2009 09:40
Alexandre Veras da Luz disse...

Bém legal gosto muito dessa idéia de camera em movimento e essa sobreposição de imagens!

17 de setembro de 2009 10:29
30 e poucos anos. disse...

A idéia foi brilhante mesmo

17 de setembro de 2009 12:21