23 de jun. de 2009

Das Antigas - Lynyrd Skynyrd


Perfeitamente original, cuspindo atitude, muitos sucessos e com um "chama" desgraçado para acidentes, o Lynyrd Skynyrd (Pronouncia: lêh-nérd 'skin-'nérd), foi uma das mais importantes e influentes bandas da década de 70, foi formado em Jacksonville, Flórida quando Ronnie VanZant , Robert Burns, Gary Rossington e Allen Larkin Collins Jr resolveram tocar uma mistura louca de country, blues e hard rock.
O baixista Leon Wilkeson e o tecladista Billy Powell, ex-roadie, passaram a integrar o grupo um tempo depois, em 1972, pouco antes do lançamento do primeiro álbum. O disco foi um sucesso louco, tendo os hits "Free Bird" e "Gimme Three Steps" como principais destaques. Foram convidados para abrirem a turnê do The Who nos Estados Unidos, e com esse empurrão ficando famosos em todo o país.

O segundo trabalho, "Second Helping", saiu logo em 1974 e , "Sweet Home Alabama", o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. O baterista Robert Burns é substituído por Artymus Pyle e o próximo álbum "Nuthin' Fancy" trazia o clássico "Saturday Night Special", mantendo o Lynyrd nas paradas.

Após "Gimme Back My Bullets", de 1976, mais algumas mudanças ocorrem: O guitarrista Steve Gaines entrou no lugar de Ed King e foram adicionadas as backing vocals The Honkettes, com Jo Jo Billingsley, Leslie Hawkins e Cassie Gaines, irmã de Steve.

Eles gravam o duplo ao vivo "One More From The Road", um dos maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e "Free Bird", em versão ao vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravam o inédito "Street Survivor", em 1977, que ganhou disco de ouro já no lançamento. As faixas "That Smell" e "What's Your Name" tornaram-se verdadeiros hinos na época.

Porém, quando tudo parecia que ía bem, eu disse parecia! Um trágico acidente marcaria para sempre a história do Rock: No dia 20 de Outubro do mesmo ano, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direção ao Estado de Lousiana no avião particular da banda, um Convair 240. Apresentando falhas mecânicas, o avião caiu na floresta, perto de Mississipi, matando instantaneamente Ronnie Van Zant, Steve Gaines, Cassie Gaines e o empresário Dean Kilpatrick. Os outros, apesar de terem sobrevivido, ficaram gravemente feridos.

O acidente expôs o Lynyrd Skynyrd na mídia de uma maneira nunca antes vista, o que contribuiu para que os álbuns já lançados vendessem alguns milhares a mais de cópias. A gravadora MCA que não foi nem um pouco besta, solta várias coletâneas no mercado e somente três anos depois, os sobreviventes do desastre aéreo formam um outro grupo, o Rossington-Collins Band, que não obteve grande repercussão.

Allen Collins decide então seguir em carreira solo, interrompida em 1986, após um grave acidente automobilístico que o deixou paralítico, vindo a morrer em 1990 de pneumonia (eu não tava de graçinha quando disse lá em cima do azar deles...). Foi lançado um tributo intitulado "Southern by the Grace of God", com participações especiais do exímio guitarrista Steve Morse, além de Charlie Daniels, Jeff Carlisi e Donnie Van Zant.

Em 1991, se reúnem novamente e gravam o inédito "Lynyrd Skynyrd 1991", com Johnnie Van Zant, irmão de Ronnie, nos vocais e com o trio de guitarras Ed King, Rossington e Randall Hall (ex-Allen Collins Band). Manteram-se na mídia com os regulares "The Last Rebel", de 1993 e "Endangered Species", 1994, fazendo shows sempre com lotação máxima, mais pelo nome imortalizado no passado do que pelos álbuns dessa nova fase.

Em 1996, saiu o documentário "Freebird...The Movie", com cenas inéditas da banda e toda a sua história. A gravadora MCA relançou recentemente o clássico ao vivo "One More From The Road", de 1976, com 10 faixas extras, além de mais uma infinidade de coletâneas e ao vivos.

No dia 27 de Julho de 2001, mais uma triste notícia para os fãs: o baixista Leon Wilkeson faleceu "de causas naturais", em Jacksonville, aos 49 anos. O Lynyrd Skynyrd estava em turnê com Ted Nugent e Deep Purple e planejava mais um álbum inédito. A banda, porém, continua na estrada.

Jugs

12 comentários:

Unknown disse...

Adorei o som, vou baixar uns cd's. Gostie mesmo, otima dica e otimo post :D

http://tiomah.blogspot.com/

23 de junho de 2009 às 12:23
Anônimo disse...

Gostei muito
bandas boas e dicas ótimas!

23 de junho de 2009 às 12:43
J.F. Marques disse...

Não é muito o meu estilo essa banda não. Mas tem história, eu posso não gostar mas tem quem goste.
Parabéns pelo seu blog. Continue assim.

23 de junho de 2009 às 14:11
Anônimo disse...

Nunca ouvi falar, até porque não sou um rockeiro nato,
mas curti o video.. vou procurar outros.. abraço!

23 de junho de 2009 às 14:20
Anônimo disse...

Free Bird é praticamente um hino.
Lynyrd Skynyrd é uma banda perfeita, original e com ótimas letras.

Muito boa sua dica.

Aguardo sua visita:
http://menumulher.wordpress.com/

23 de junho de 2009 às 14:49
Anônimo disse...

Muito interessante o texto... apesar do meu gosto ser um pouco diferente, mas amei o blog! Muito bom.
Abração

23 de junho de 2009 às 15:00
Anônimo disse...

Eu aqui de novo =DD hgeheeheh

23 de junho de 2009 às 15:01
teste disse...

Esse é classico! E tanto que, o despertador do meu celular é a música Free bird! Gosto pra caramba dessa música! rs...
Otima indicação! Tomara que muitas pessoas leiam seu post e aos que não conhecem, passem a conhecer e a acompanhar esse excelente banda!
.
http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
.

23 de junho de 2009 às 22:07
Caroline disse...

Ainda bem que vc colocou a pronuncia, pois eu nunca saberia falar esse nome! Não conhecia a banda, mas gosei, viu!t

23 de junho de 2009 às 22:12
Anônimo disse...

Vc foi buscar só coisa boa, parabéns

23 de junho de 2009 às 22:45
Clecia Nunes disse...

Bacana

25 de junho de 2009 às 16:26
Bananada é 10 disse...

foda a banda
adorei seu blog
rock o/

25 de junho de 2009 às 17:09