20 de dez. de 2009

Recomendação de vídeo: The Cardigans – My Favorite Game

Por Paula Febbe

 The Cardigans – My Favorite Game




Ano do videoclipe - 1998
Diretor – Jonas Akerlund

Decidi falar de um vídeo relativamente antigo que tenho visto frequentemente. O que acho mais interessante nele é a capacidade de mostrar a versatilidade da vocalista da banda, tanto como cantora quanto como personagem do vídeo.  Aqui, Nina Persson (a frontwoman de voz mansa do The Cardigans) aparece como uma mulher revoltada que parece não ter absolutamente nada a perder.      

O vídeo começa com a loira (que usa uma calça de couro, uma blusa regata preta, uma tatuagem no braço e uma bota de cobra) escolhendo uma pedra bastante pesada para colocar em cima do pedal do acelerador do seu carro. Enquanto isso, a voz de um radialista especifica o quão quente está aquele dia e também diz que as pessoas deveriam tomar cuidado ao dirigir. Assim que Nina escolhe a pedra perfeita e a coloca no pedal, começam as loucuras. Ela dirige cada vez mais rápido por uma estrada à beira de um deserto, não se preocupando se há alguém no caminho ou não. A mulher não mostra nenhum tipo de reação, parecendo ter certeza do que quer fazer. No decorrer do vídeo, Nina ainda dirige com os pés no volante e passa em alta velocidade pelo meio de uma cidade, causando destruição.   

O clipe mostra ótimas cenas de Nina e possui cortes que valorizam a idéia de velocidade. Porém, o mais interessante é o final do clipe. Com três versões diferentes, ele surpreende em cada uma delas. Na versão oficial, Nina bate em uma van que vem em sua direção, voa por cima dela e cai do outro lado da estrada. Ainda assim, ela levanta (com uma mancha de sangue saindo de seu nariz) e morre apenas quando a pedra que ela tinha colocado para segurar seu pedal cai sobre sua cabeça. Ironia e humor negro ao extremo. O vídeo deu o que falar e depois de muito tempo de seu lançamento, continua sendo original.