22 de mar. de 2010

Soap Opera Show - O enlatado mexicano do SBT

Eu gosto bastante do SBT.

Não é novidade que considero o Silvio Santos um fenômeno que, apesar de ter tudo pra dar errado, consegue ser uma espécie de Midas e tornar ouro tudo o que toca. Afinal onde mais se vê uma roleta que sorteia prêmios como o Roda a Roda Jequiti? Claro que muito disso se deve ao carisma de Silvio. Apesar de ser genial em algumas coisas, o SBT deixa a desejar em alguns pontos, como no caso das novelas. E esse é o assunto!

Maria do Bairro, a mendiga que virou rica

A TV do patrão não tem uma história significativa no ramo dos folhetins. Claro, estou me referindo a produção local, mas eles surgem como uma alternativa aos telespectadores, cansados das novelas da Globo, quando trazem as novelas mexicanas.

Foi em 1982 que o homem do Baú fez a parceria com a Televisa e começou a comprar as novelas produzidas no México. Carregadas no dramalhão essas novelas caíram no gosto dos brasileiros. Por quê?

Eis a formula: personagens exageradas que são extremamente más, ou extremamente boas, filhos que tem pais ricos e não sabem, mulheres apaixonadas e que sofrem por um amor inatingível, disputas entre classes e assim por diante. Ah sim, sempre, mas sempre mesmo, existe uma busca pela ascensão social, direta ou indiretamente. Porque razão isso faz sucesso?

O SBT tem foco nas classes C e D. Todas as vezes que tentou produzir novelas próprias o sucesso, nem de longe, atingiu a popularidade das novelas mexicanas. O grande motivo, talvez, esteja em tentar copiar o estilo Globo de se produzir novelas – poucas vezes igualado. O público do SBT busca nele uma alternativa e não uma cópia, e é isso que encontra quando são exibidas novelas mexicanas.

Soraya: a vilã com topete das novelas mexicanas

Um bom exemplo é a vilã enfaixada no hospital - após um acidente - planejando acabar com a mocinha da novela, bem ao estilo Coiote e Papa Léguas. Isso na Globo seria ridículo, mas em uma novela do SBT é perfeitamente normal, porque eles não se levam a sério. Essa é a jogada!

A trilogia "Marimar", “Maria Mercedes” e "Maria do Bairro", foi reprisada três vezes. A “Usurpadora” alcançou índices que bateram com a Global "Terra Nostra”. Prova de sucesso? Não sei, acho que o principal motivo ainda está em falar a linguagem simples para pessoas simples!

E viva ao patrão Silvio Santos!

22 comentários:

G a e l disse...

Pois eh, concordo com tudo o que você citou e ainda ressalto que as novelas atuais do SBT não estãodando os indices necessários na audiência como quando o SBT transmitia as novelas mexicanas.

A Soraya de maria do bairro é considerada a pior vilã de todos os tempos no México e catapultou a atriz Itatí Cantoral para o sucesso.

22 de março de 2010 às 13:56
Angélica Nunes disse...

Sim.. Sim.. EU CONFESSO... ToT
Eu assisti TODAS AS NOVELAS MEXICANAS DO SBT... kkk.. confesso que acho um sarro todos aqueles closes, aquelas caras e bocas que eles fazem ao descobrir "algo" terrivel.. deve ser um pouco influência do Chaves, que nunca foi novela.. mas que não tem como não comparar... Alias, comparando as novelas da globo, as que mais se encaixam com as novelmexicanas com certeza são as Noverlas do walcyr carrasco.. Que tiver tempo façam uma comparação.. XD

E das três Marias de Thalia, a melhor história foi realmente a do Bairro.. Caras, bocas, poses exageradas, passagen de tempo ao extremo, mudança de enrredo extremo e rios de lágrimas...Era o legitimo dramalhão...

22 de março de 2010 às 15:12
Camila Passatuto disse...

Vilã enfaixada no hospital kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
O sbt sempre foi surreal. Hoje não assisto quase nada, às vezes Chaves.

A tv mais alegre do Brasil é isso mesmo, cheio de exageros e despreocupação. TV é isso, as pessoas sentam na frente e querem algo diferente da realidade.

*ou não*

22 de março de 2010 às 17:28
Erich Pontoldio disse...

A ´punica coisa q presta na minha opinião no SBT é o chaves

22 de março de 2010 às 17:45
Macaco Pipi disse...

SBT É COPIADOR TRISTE..

22 de março de 2010 às 23:46
Unknown disse...

ateh q era legazinho a maria do bairro... acho q foi a melhor epoca do sbt.

http://saipralahh.blogspot.com/

22 de março de 2010 às 23:50
MILTOXI disse...

Eu gosto mto do SBT e do nosso quimico Silvio Santos! Aos domingos é das poucas programações que salvam o dia... ate chegar a hora do Panico, claro! Mas adorava as novelas mexicanas! Maria do Bairro, Marimar... só mudava o nome do personagem, o contexto sempre o mesmo... hehehe
abraçoss

23 de março de 2010 às 00:31
Adriel disse...

Silvio Santos salva o Domingo! Ele é muito escroto e muito engraçado. Gosto mais do SBT que da Globo, que faz uma programação voltada pra ela mesma.

23 de março de 2010 às 02:22
Fábio Flora disse...

Eu já me deixei envolver pela mexicaníssima "Carrossel". Mas, em termos de dramaturgia mexicana, nada supera os seriados "Chaves" e "Chapolim". Clássicos. Abraços e sucesso com o blog!

23 de março de 2010 às 08:16
Pobre esponja disse...

Tudo do SBT é copiado. Pelo menos ele paga os direitos...
Quanto às novelas, apesar de detestá-las, uma muito boa que foi feita nesse canal foi "As pupílas do senhor reitor" - ótima adaptação.
O Silvio Santos é burro que nem um pau, no sentido intelectual; mas como empresário, é o cara. Não dá para detestá-lo, mas o canal é ridículo.

abç
Pobre Esponja

23 de março de 2010 às 09:04
FortimTour disse...

Rsrsrs... Muito bom o post!!!
Não acho Sílvio Burro, acho que relacionando as suas cópias na emissora, acho que são outras pessoas preocupadas com o que as outras passam, por exemplo, uma novela, todas emissoras tem que ter, com um tema X, se gera polêmica, as outras também querem, Assim funciona com tudo desde telejornais, programas humorísticos e etc...

Abraços!!!

23 de março de 2010 às 09:57
Leo Pinheiro disse...

Não tenho preconceito com o populismo do SBT. Acho o SS um gênio! Só me antipatizo com as constantes mudanças de horário... RRRRRRRRRR

23 de março de 2010 às 10:36
Bruno disse...

O que falar do Sbt, não sou ligado em novela, mas acho que não é a unica coisa que a emissora está deixando a desejar. Fiquei sabendo que até o coringa, o grande Chaves, que por anos é usado como tapa buraco na audiência não será mais exibido no canal e podendo ainda pintar na emissora do bispo. O Sbt é o que é, ou foi o que foi, por sempre tentar ser o oposto da Vênus Platinada, acredito que seja por isso que deu certo por tantos anos, mas parece que esqueceram a fórmula que os consagrou, até pouco tempo atrás tinha sua programação alterada com uma frequência absurda e isso como todos sabem é o pior erro que se pode cometer. Assisto muito pouco ou quase nada do Sbt, gosto das séries e dos filmes.

23 de março de 2010 às 10:43
Léo disse...

Não sou fã de nenhuma novela

23 de março de 2010 às 12:30
Anônimo disse...

Novelas são feitas pra pessoas com QI de crianças de oito anos, segundo estudos psicológicos. As do México estão entre as mais imbecis.

23 de março de 2010 às 12:38
Anônimo disse...

nunca ssisto o sbt, mas admito que no tempo em que davam as novelinhas mexicanas eu assistia. tinha aquela esmeralda lá. olhei duas vezes, porque deu reprise hehe

23 de março de 2010 às 16:23
Unknown disse...

eu gosto de boas novelas, ate escrevo um pocuo no meu blog, uns capitulos de umas novelinhas qeu invento. gosto de algumas mexicanas, pelo colorido, pelas vilãs, pela ironia... já compararam um texto meu com a novela " amigas e rivais" e confesso que fiqeui losonjeado! com certeza walcyr carrasco é o mais mexicanizado de nossos autores, e faz um tempero muito bom, afinal ele escreveufasinação pro SBT nos moldes das mexicanas... é isso ai, gostei do post!
um abraço
Ibere
http://ibererestivo.blogspot.com

23 de março de 2010 às 16:27
Millena disse...

Gosto das novelas mexicanas.As Marias deixaram saudades!São melhores que algumas brasileiras.

23 de março de 2010 às 20:06
Thamyzinha Iwasaki disse...

Eram muito boas tinha um indíce de audiencia muito elevado
mais por alguma razão parece que não compraram mais novelas!!!=/

24 de março de 2010 às 18:30
Gabriel Pozzi disse...

Vou ser sincero e dizer que não admiro e não curto nem um pouco as novelas mexicanas do sbt! Talvez seja apenas uma questão de gosto, mas ao invés de cômico, eu acho idiota os exageros das personagens, e tals...
no entanto, entendo essa popularidade, já que foi bem explicada no tópico. Fortaleço com o exemplo de Paola Bracho (ou algo que valha)... Nunca assisti um episódio de Usurpadora mas conheço essa personagem, pois é muito famosa na internet por suas expressões e falas, é como um simbolo desse tipo de novela!
Então, de alguma forma, funciona! :)

http://songsweetsong.blogspot.com/

24 de março de 2010 às 23:47
Daniel Silva disse...

soraya eterna! a vilã mais terrível das novelas.

eu curtia as novelas com a thalia.

abraço

25 de março de 2010 às 12:40
LightSpeed disse...

paola bratcho.

a usurpadora ainda é uma das melhores novelas que eu ja assisti.

7 de abril de 2010 às 10:37